Nova York credencia jornalistas ‘eventuais’

A decisão do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, de credenciar jornalistas independentes para ingressar em repartições e eventos promovidos sob a tutela do município é excelente do ponto de vista de democratização da informação.

Abrir portas para iniciativas individuais é reconhecer que o ato de apurar/analisar/difundir informação é direito fundamental da pessoa, um velho mantra deste site.

A credencial de NY tem uma condição: o postulante precisa provar que cobriu, nos últimos dois anos, ao menos seis eventos. Ou seja, tem de ter a partir de 730 dias de sanha jornalística nas veia (apesar de, na média, a exigência corresponder a três por coberturas por ano _um luxo para quem camela nas redações).

No meio acadêmico brasileiro, já houve quem levantasse a voz questionando o porquê de blogueiros receberem o “status de profissionais diplomados”.

Eu sigo questionando por que motivo um diplomado em jornalismo é, necessariamente, melhor do que uma pessoa qualquer relatando/analisando/apurando um acontecimento.

Não há embate entre blog e jornalismo, entre on-line e jornalismo, entre cidadão e jornalismo. Jornalismo todos nós fazemos todos os dias, e desde sempre. As facilidades trazidas pela tecnologia é que evidenciaram esse processo.

4 Respostas para “Nova York credencia jornalistas ‘eventuais’

  1. parabéns por reverenciar as vozes que nascem de baixo. Creio que a web seja um medium fundamental nos dias atuais para amadurecer a democracia em nosso país e no mundo. Por isso, defender todos os que fazem informação através da rede é participar da maior revolução que a comunicação está portando na sociedade atual: a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

    • Talvacy,

      Concordo com tudo o que você disse e, desde sempre, tenho procurado não só pesquisar, como divulgar o trabalho das pessoas que, por que não, também fazem jornalismo mesmo sem desempenhar a atividade profissionalmente. De fato, foi uma grande revolução no exercício da profissão.

      abs

  2. Concordo com a decisão do prefeito de NY e já estava na hora, desses profissionais independentes serem reconhecidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s