Programa de rádio brasileiro está há 74 anos no ar

O programa Hora do Fazendeiro, uma espécie de Globo Rural do rádio, completa 74 anos de transmissão ininterrupta neste ano. Sempre pela Inconfidência AM, emissora pública de Minas Gerais, discorre sobre serviços, meteorologia, cotação de produtos agrícolas, gastronomia e música.

É razoável supor que se trata do programa jornalístico de maior longevidade no Brasil _sua primeira edição foi ao ar em 7 de setembro de 1936, dias após a fundação da emissora. Há quem diga que o recorde de resistência é mundial.

Não há rastro do programa na web: ou seja, ele sobreviveu esse tempo todo trafegando apenas em sua plataforma original, o rádio, aprimorando seus conceitos ao lado dos ouvintes. É um exemplo vivo da teoria da Tábula Rasa, de Locke.

Acertando e errando, o programa está aí, alheio a toda essa movimentação tecnológica que transforma a mídia. Bom ter esse tipo de coisa aparentemente imutável para se contrapor ao cenário constante de mudança. Nem tudo que muda demais é bom o bastante.

3 Respostas para “Programa de rádio brasileiro está há 74 anos no ar

  1. Alec,
    Minha mãe escuta esse programa há tempos….
    Ela está com 70 anos e fala dos tempos de mocinha nos tais bailes de família e que ao redor da fogueira no quintal estavam escutando a Hora do Fazendeiro.
    Eu cresci escutando na volta pra casa da escola no carro do meu pai.
    Interessante mesmo vermos que ele está no ar em sua plataforma original como você bem disse.
    Ótima lembrança!
    Abraços,
    Letícia

  2. Franquia de casas de festas da Xuxa promoverá ciclo de palestras itinerantes

    De novembro de 2015 a janeiro de 2016, das 8h às 11h, a Casa X, rede de franquias de casas de festas da Xuxa em sociedade com a SMZTO, promoverá um ciclo itinerante de palestras sobre a gestão de casas de festas infantis, em diferentes cidades do Brasil.

    O evento ‘Bom dia Franquia’ faz um breve resumo sobre o franchising, explica todas as vantagens e benefícios que a marca oferece aos seus franqueados, seu plano de expansão regional e, ao final dos trabalhos, convida os participantes a um delicioso café da manhã. Uma iniciativa do grupo SMZTO, com 23 anos de experiência e mais de 1.500 histórias de franqueados de sucesso.

    As inscrições são gratuitas e feitas online. O evento é destinado a empreendedores em geral, além de proprietários de buffets independentes, que podem fazer a conversão para o sistema de franquias.

    Agenda de eventos:

    Dezembro:
    14- Juiz de Fora – MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s