Jornalista bom é jornalista processado

Eu costumo dizer que jornalista que não tem um processo nas costas é simplesmente porque não foi notado. Não foi a “mosca na sopa”, como me dizia um colega de redação. Quando, no geral, os personagens do noticiário gostam de você, é sinal de que algo está errado com o seu trabalho.

Há a tentativa de reparação quando ocorre o erro crasso, é verdade. Essa não é boa ter nas costas.

Lembrei de tudo isso ao saber que Donald Trump, o homem que deu um emprego a Roberto Justus (seu imitador como apresentador de reality show no Brasil), foi aos tribunais contra o escritor Timothy L. O’Brien, que atesta que ele é, ao contrário do que apregoa, apenas um milionário.

Sim, Trump (que se denomina possuidor de US$ 5 bilhões) foi tratado como um reles detentor de “no máximo” US$ 250 milhões no livro-reportagem “Trump Nation: The Art of Being the Donald“, lançado em 2005. O’Brien teria descoberto, na biografia não autorizada, que o homem do topete inflava seu real patrimônio.

Hoje, quatro após o lançamento da obra, Trump confirmou a validade da queixa (houve uma espécie de reserva antes, para não perder o prazo _confesso que não entendi o meandro jurídico, me expliquem) dizendo ter sido prejudicado em seus negócios porque O’Brien o teria “desvalorizado” sem provas.

O magnata (milionário ou bilionário, tanto faz) garante ter perdido quatro negócios “intercontinentais” por causa das “difamações” contidas no livro. Aparentemente, não há provas dessa alegação.

Esse é um ótimo processo para se tomar nas costas (pondere aí o poderio do adversário, claro). Ainda mais após a crise econômica global, que fez fortunas enxugarem do dia para a noite. Trump está mais fraco e seus argumentos sempre parecerão mais pífios. E são.

E nessas, quem se notabiliza, é Tim O’Brien. Com um porém: ele precisa explicar de onde vieram os dados que tanto incomodaram Trump. No livro, eles são creditados a fontes que pediram anonimato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s