O jornal de hoje e o de amanhã, ao vivo na web

O jornal de amanhã no site de hoje

Relançado no início do mês, o jornal argentino Crítica (que circulou entre 1913 e 1962 e, no auge, vendia 900 mil exemplares) está quebrando chatíssimos paradigmas da relação web-papel.

Primeiro, e dentro do que se espera no mundo virtual, disponibiliza sua edição diária completa em papel, para download em PDF, diariamente a partir das 14h.

Além disso, mostra, no rodapé do site, o andamento da definição de assuntos e diagramação das páginas da edição do dia seguinte.

Na época em que alguns jornais ainda discutem como cobrar por seu conteúdo, a resposta está aí, dada. A modernidade diz que não cobrar é o que se espera. E que outras fontes de receita, em cima de um conteúdo sólido e bacana (como o da Crítica, que se impôs como desafio dar ao menos um furo por dia _ o que vem conseguindo com êxito nestes primeiros 20 dias de vida), é que garantirão sua subsistência. 

Em tempo: o cérebro jornalístico da Crítica é Jorge Lanata, que esteve no comando de alguns dos maiores e mais ambiciosos projetos de nossa área no país vizinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s