“Qantas never crashed”

Lembram que Raymond, mais conhecido como Rain Man (personagem interpretado por Dustin Hoffman no cinema) repetia à exaustão “Qantas never crashed”, referindo-se à companhia aérea australiana que nunca _na era dos jatos, bem-entendido_ perdeu um avião num acidente?

Pois quase foi hoje.

Como não foi, um vídeo gravado dentro da aeronave (obrigada a fazer um pouso de emergência por causa de um buraco na fuselagem) já está disponível em sites de compartilhamento de vídeos.

Ponto para o Jornalismo Cidadão? Francisco Madureira, o Madu, diz que não, que é só puxar pela memória e se lembrar do notório “imagens gravadas por cinegrafista amador” que ouvíamos, bem às vezes, no Jornal Nacional.

Essa imagem, porém, só chegava à emissora porque o tal amador, empolgado com a possibilidade de ganhar uns trocados, ia atrás de um número de telefone, enchia o saco de alguém e vendia seu peixe.

Hoje não. Sem motivação financeira, o vídeo (que vale mais do que qualquer notícia sobre o fato) já está lá, ao alcance de qualquer um, esclarecedor.

Talvez o jornalismo cidadão tenha esse aspecto diferenciado: enquanto o cinegrafista amador “trabalhava” para um único veículo (aquele que comprava a imagem), os amadores da era da Internet e suas facilidades de publicação expõem seu trabalho livremente e concorrem com os meios tradicionais pela atração da audiência.

Ou não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s