Prefeitura de SP diz que cidade é mal-humorada e que Curitiba faz ‘perfumaria virtual’ no Facebook

prefs_sp

ATUALIZAÇÃO: Num longo texto publicado nesta quinta (o ‘textão’, em internetês), Curitiba aborda o assunto com a leveza que lhe é peculiar

Interessante: provocada por um internauta, a Prefeitura de São Paulo expôs pela primeira vez o seu planejamento editorial para a presença da administração no Facebook.

À estudante Natália Horta, que perguntou publicamente na página se São Paulo não entraria na onda da “realidade despojada das redes sociais”, os social medias do prefeito Fernando Haddad foram nus e crus.

“A gente acredita que administração pública não é entretenimento (…), e colocar capivaras voando não ajuda a pessoas a ser mais cidadã ou participativa”, afirma a resposta, citando diretamente aquele que é um case de sucesso nas redes, a Prefeitura de Curitiba.

Tem mais: “A gente tem certeza que grande parte das pessoas que curtem a página de Curitiba não moram lá, portanto não se interessam se aqueles memes representam alguma mudança real no dia a dia delas ou se são apenas perfumaria virtual”.

E mais: “São Paulo é uma cidade um tanto mal-humorada e tem uma imprensa que não curte nada dessa gestão, portanto qualquer piada poderia virar uma polêmica gigantesca”.

Faz bastante sentido, especialmente a parte que toca sobre Curitiba (efetivamente a linguagem nerd utilizada não fala com o todo da população, nem mesmo com o todo que está na internet). Quanto à questão do entretenimento…

Ora, a internet tem uma linguagem específica e o controle é do público. Se o pressuposto é “essa linguagem da internet me dá nojinho”, o melhor a fazer seria retirar o time de campo e nem sequer ter ingressado na brincadeira. Ninguém é obrigado a ter perfis em redes sociais, muito menos marcas. As feridas podem ser sempre maiores se não há disposição ao diálogo – e isso a Prefeitura de São Paulo já havia demonstrado, no mesmo Facebook, ao promover interações agressivas, algumas até parentes do entretenimento (citando Madonna, por exemplo).

Vivendo e aprendendo, não é mesmo?

28 Respostas para “Prefeitura de SP diz que cidade é mal-humorada e que Curitiba faz ‘perfumaria virtual’ no Facebook

  1. Engraçado é que o povo de Curitiba sempre foi considerado por não falar com estranhos, por tanto isso não é desculpa.rs. E digo mais, falaram o que não sabem, vão pesquisar mais antes de falar bobeira.

  2. Pois eu gostei, sou de Curitiba, a cidade vive em um eterno caos, mas na página da “prefs” é tudo lindo maravilhoso e com capivaras voadoras mesmo. Preferia muito mais que cuidasse da cidade como cuidam das redes sociais, sem falar que vc não pode postar uma reclamação, que vem uma enxurrada de gente que vive no mundo da imaginação te criticar.

    • Concordo com tudo o que disse!

    • Minha cidade Curitiba, é a capital mais admirada do país, tem seus problemas sociais como qualquer outra capital e cidade. Quem conhece Curitiba fica admirado com tantas coisas bonitas e bacanas, também a limpeza da cidade, pena são as pixadores. Quem estiver descontente que vá morar no caos de SP.

  3. A prefeitura de SP está certíssima. Sou de curitiba e tenho vergonha desta página da prefeitura de curitiba com suas capivaras voadores e suas piadinhas de game of thrones, enquanto mulheres com problema de pressão chegam no sus e são IGNORADAS e morrem na calçada. Fora os outros problemas reais que temos, também ignorados pelo prefeito, que acha que consegue apaziguar tudo isso pagando 20 mil reais por mês para uma equipe de humoristas virtuais ficarem o dia inteiro escrevendo BABOSEIRA na internet.

  4. Rogerio - Curitiba

    Pela minha interpretação do texto, não percebi em nenhum momento “nojinho” pela linguagem da internet, mas, sim, uma grande preocupação com a geração de polêmicas, com o que eles escrevem na internet, por a imprensa ter grande aversão à gestão atual. Então, considerando a postagem acima ter sido usada para criar polêmica com Curitiba, acredito que eles estejam cobertos de razão.

    • Concordo plenamente. Depois de ler o post da Prefeitura de São Paulo, achei ridiculamente sensacionalista a manchete “Prefeitura de SP diz que cidade é mal-humorada e que Curitiba faz ‘perfumaria virtual’ no Facebook”.

      Mais ainda que as páginas de perfil das prefeituras, blogs como esse deviam seguir o conselho da Prefeitura de São Paulo e focar em informar com seriedade, e não em gerar polêmica.

    • Concordo plenamente. Depois de ler o post da Prefeitura de São Paulo, achei ridiculamente sensacionalista a manchete “Prefeitura de SP diz que cidade é mal-humorada e que Curitiba faz ‘perfumaria virtual’ no Facebook”.

      Mais ainda que as páginas de perfil das prefeituras, blogs como esse deviam seguir o conselho da Prefeitura de São Paulo e focar em informar com seriedade, e não em gerar polêmica.

  5. Curitiba é invejada pelo País por sua organização e por ser a melhor capital do país

    • Seu comentário mostra que você não é de Curitiba. Invejada sim, pr quem não vive aqui, por quem não conhece. A página da prefeitura daqui é uma palhaçada e ajuda a mostrar pra fora a ilusão da “melhor capital do páis”.

  6. Sou de Curitiba e acho que a página força a barra em determinados momentos, e a linguagem, na maioria das vezes não é abrangente.
    Mas mesmo assim acho que é uma manobra correta.
    Quando se trabalha com internet, especificamente com redes sociais, deve-se especificar o público-alvo. Não é recomendável tentar atingir todas as pessoas de todas as idades e de todas as classes, pois a comunicação não seria efetiva para ninguém. Por isso a prefeitura focou no grupo que é maioria, os jovens internautas. Por isso deu tão certo, e isso anula qualquer crítica, porque se funciona não há porque mudar.
    E vamos ser sinceros, é uma tolice buscar informação séria numa rede que foi criada para o entretenimento, isso é inegável. Até por que existe o próprio site da prefeitura para as informações mais sérias e detalhadas.
    E é uma tolice maior ainda achar que a pagina deveria mostrar a ‘realidade da situação caótica’. A pagina nada mais é do que uma ferramenta de marketing da gestão atual, e não pode se esperar que façam uma “propaganda negativa” do próprio governo.
    Notícia ruim de Curitiba você acha fácil, então não há problemas se você quer alimentar seu mal humor. Só não espere isso de uma fanpage de uma rede social.

    • Concordo totalmente!

    • Lucas Hey… penso que vc seja funcionario da Prefs, Texto bem escrito, levemente critico, convidando o leitor a ser critico com vc, explicando como funciona . uhmmm,, payroll da prefs! Ou amigo universatio de alguem la.
      A prefs e uma instancia publica, temos problemas serios, ficar postando essa bobeirada e sem proposito. Vc citou tb “, Quando se trabalha com internet, especificamente com redes sociais, deve-se especificar o público-alvo. Não é recomendável tentar atingir todas as pessoas de todas as idades e de todas as classes, pois a comunicação não seria efetiva para ninguém” Extremamente marketeira essa prefs, vejo uma campanha de reeleicao, eu votei no Fruet pra prefeito, mas convenhamos que esse time todo que trabalha na page da prefes, esses recursos podiam ser empregados em outro lugar, que nao em fazer brain storm de #capivoadora… e dinheiro publico irmao!

    • Concordo plenamente

    • Não tem como curtir?!?

    • Putz. .. tava pensando em escrever isso e vc foi mais rápido kkkkk. Se querem coisa séria vai no site da PMC e desossa lá. Pra mim é um bando de invejosos. Curitiba, a melhor cidade do Brasil e uma das melhores do mundo.

  7. Lendo o post da Prefeitura da Sao Paulo vejo que nao tem muito a ver com a Manchete meio G1. Sou moradora de Sao Paulo e concordo com a postura da prefeitura nas redes sociais. Acho engraçadinho a de Curitiba mas como não moro lá, não tenho como falar com propriedade.

  8. Concordo com a Prefeitura de SP. Fui organizador de um projeto social, de arrecadação de roupas para distribuição aqui em Curitiba, pedi uma divulgação no “Face da Presfs” para aumentar a arrecadação de roupas. Ao invés de divulgar um projeto social eles postaram alguma coisa sobre cidadão fictício honorário, era um personagem de jogo de video game que ninguém conhece. Ao Final da ação, que foi um sucesso, a Prefs então divulgou o resultado com uma linguagem que fez parecer que o projeto era dela, decepcionante….

  9. Eu sou curitibano e moro aqui a mais de 30 anos. Percebo que a nossa cidade sofre inúmeras dificuldades como qualquer outra capital brasileira que concentra um grande número de população. Porém em um comparativo de viagens pelo meu país vejo que a cidade é muito bem desenvolvida e pode melhorar ainda mais. Sou publicitário e trabalho com construções de marca e identidade e um dos meios que mais uso nos últimos tempos são as redes sociais. E acredito que a equipe da Prefeitura de Curitiba tem essa intenção de construção de imagem, contornando a imagem de pessoas fechadas e mal educadas, mudando o costume para algo mãos descontraído. Ação que vem dando retornos positivos com reconhecimento internacional. Inclusive para cidade que cada vez mais vira referência no cenário de comunicação digital, cada dia está mais colorida, mais alegre e colaborativa com os moradores. Promovendo ações sociais e incentivando oo crescimento social da cidade. Em 3 situações usei o contato inbox para consultar problemas e fui muito vem atendido e encaminhado. Em uma questionei um suposto corte de ensino de idiomas para o ensino fundamental de uma escola municipal que meu filho estudo e fui informado da continuidade do projeto. Em outra solicitei a mudança do nome da praça nossa senhora de salete para praça 29 de abriu em que os professores foram massacrados por policiais que defendiam os deputados na assembléia, situação essa que inclusive o prédio da Prefeitura serviu de hospital para primeiros socorros dos mais de 300 professores feridos. E na outra solicitei atendimento a um senhor que vi dormindo no chão aqui perto de casa na noite mais fria do ano em agosto, eles vieram recolher o senhor para levar a um abrigo. Em Curitiba existe amor!

  10. Minha cidade Curitiba, é a capital mais admirada do país, tem seus problemas sociais como qualquer outra capital e cidade. Quem conhece Curitiba fica admirado com tantas coisas bonitas e bacanas, também a limpeza da cidade, pena são as pixadores. Quem estiver descontente que vá morar no caos de SP.

  11. Terra do PT

  12. Sou de Curitiba. Conheço São Paulo capital e já morei no interior também. Só digo uma coisa aos curitibanos que reclamam: vão morar lá!

  13. Pingback: Prefeitura de São Paulo diz que Curitiba faz ''perfumaria virtual'' no Facebook - Curitiba Mil Grau

  14. Curitiba, cidade de aposentados. Só idoso pra qualquer lado, fora os pilotos que dirigem mal pra chuchu.

  15. “Se o pressuposto é ‘essa linguagem da internet me dá nojinho’, o melhor a fazer seria retirar o time de campo e nem sequer ter ingressado na brincadeira.”
    Isso quer dizer que se a página não quiser escrever da fomar que a maioria das páginas de humor do facebook escrevem é melhor elas se retirarem?

  16. Se você criasse uma página pra falar da sua vida, colocaria todos os seus problemas nela? ou o que importaria seriam suas virtudes, conquistas, melhorias?

  17. Concordo. A única obra de sucesso da atual gestão de Curitiba é a página no Face. O prefeito é mole e não tem poder de decisão. Ele prometeu abrir a caixa preta da URBS (as empresas de ônibus passaram em fraudulenta licitação) e não fez nada.

  18. Pingback: Ainda Sem Nome #66 - KaosPilot, CEMIG, Carly Rae Jepsen e Prefeituras engraçadinhas - Ainda Sem Nome

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s