Só agora, Wikipedia?

Em 2006, para incentivar meus alunos de graduação em jornalismo a publicar textos na internet, tive a ideia de usar a Wikipedia – já na época o maior projeto colaborativo global.

A proposta era simples: definir uma série de verbetes que a enciclopédia ainda não tinha, dividi-los entre a turma e mãos à obra.

Pois bem: a iniciativa foi pessimamente recebida pelos admins da Wikipedia, inicialmente por conta do volume simultâneo de atualizações partindo de um único IP (fazíamos isso em sala de aula).

Os verbetes iam sendo derrubados, um a um, sumariamente. E, como tudo na Wikipedia, não havia cristo que fizesse aquilo cessar. Numa das inúmeras discussões com os administradores, ao explicar o caráter pedagógico da proposta, recebi a seguinte resposta: “a Wikipedia não é o lugar para isso. No máximo use uma página de teste ou outro programa de edição wiki”. Jamais esqueci.

Não é que agora fiquei sabendo do projeto Wikipedia na Universidade, que prevê exatamente aquilo que tentei fazer há oito anos? Demorou, mas nasceu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s