Vida real e o mundo do MEC

O Ministério da Educação acaba de concretizar mais uma trapalhada: a partir de agora, o curso de jornalismo não pode mais ser oferecido como uma habilitação de comunicação, mas apenas como curso independente.

A segregação não tem muito alcance prático além da inevitável detecção de que estamos tratando com gente que não sabe o que acontece na vida real. Pois estamos vivenciando justamente um momento em que todas as disciplinas da comunicação (além do jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas) caminham para a convergência e, no mercado, há clara demanda por profissionais habilitados nessas especialidades.

A decisão do MEC de isolar o jornalismo dificulta a tentativa de propor (mais) uma reformulação curricular, em nível de graduação, que possa abranger essa convergência.

Mas abnegados, como eu, seguirão firme nesse caminho e com essa disposição.

4 Respostas para “Vida real e o mundo do MEC

  1. Só posso dar um depoimento muito pontual. No século passado, entrei para a Comunicação pensando em fazer publicidade _ tinha 17 anos, vá lá _ e logo descobri que o minha vocação mesmo era o Jornalismo…
    E fiz a transição sem traumas no curso, quando as duas turmas ainda corriam juntas (nos dois últimos anos elas se separavam).

    • Pois é, mas há mais além disso no século em curso. O mercado pede gente com habilidades em vários campos comunicativos. Mas nossas autoridades, mais uma vez, vão na contramão… Muito ruim que essas áreas não possam conviver na graduação (isso sem contar o esforço hercúleo de reformulação de grade que terá de vir por aí).

      Obrigado pela visita!

  2. Deixando claro que é pra atitude do MEC né? (risos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s