Notícias para ver

Mais uma discussão pertinente traz à tona meu mestre Alberto Cairo: infografias como a consagrada Snow Fall ou a recente “entenda o caso de espionagem” produzida pelo The Guardian são pirotecnias ou efetivamente  cumprem seu papel informativo?

2 Respostas para “Notícias para ver

  1. Alec, acredito que o uso da infografia (bem utilizada) não é pirotecnia. Ainda mais nos dias atuais com o leitor buscando história cada vez mais pasteurizadas.

    O grande problema é o uso exacerbado de grafias, vídeos e outras mídias, apenas para colocar mais um, como acontece no material do Guardian. Poderia ser muito mais simples, mas quiseram usar todos os recursos e acabaram perdendo a mão.

    Um bom exemplo que gosto usar sobre infográficos e a matéria do Washington Post “The science and sound of childhood heart murmurs”, algo que traduziu para o leitor de maneira simples os problemas cardíacos que uma criança pode apresentar, casando sons e imagens.

    http://www.washingtonpost.com/wp-srv/health/heartmurmur/index.html

    • Henrique, o problema é a infografia priorizar o frufru, não a informação. Não me parece ser o caso dos exemplos citados, mas é sempre bom ficarmos atentos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s