Caímos mais uma vez

O caso do falso atrasado do Enem me fez lembrar de diversas outras oportunidades em que a mídia foi manipulada por quem sabe bem que, para ser retratado por ela, basta contar uma história. Qualquer história.

Ryan Holiday, por exemplo, é um mentiroso contumaz que pregou peça atrás de peça no jornalismo nosso de cada dia. Na França, estudantes criaram uma cabeluda história de prostituição para bancar a faculdade – era tudo balela, mas a imprensa “repercutiu”.

E há ainda o sofisticado “O Abraço Corporativo”, em que um falso consultor de RH dá dicas absurdas sobre como o afeto incrementa a produtividade das empresas – e ganha um amplo espaço na mídia, novamente contemplativa.

Em 1996, quando do acidente da TAM em Congonhas, um rapaz choroso foi ao local do acidente e cavou seu espaço no noticiário ao dizer que tinha acabado de perder três amigos naquele voo. Deus seus nomes, chorou. Aqueles nomes não estavam na lista de passageiros – o sempre diligente Micael Silva encontrou uma entrevista do cidadão contando essa lorota.

O melhor de tudo isso: quando revelados, os embustes fazem os jornalistas recorrerem a uma série de explicações. Não precisa: nada pode ser mais babaca do que dar voz a atrasados do vestibular e a um consultor tresloucado.

5 Respostas para “Caímos mais uma vez

  1. Cara, acho que essa história do falso atrasado daria um belo debate sobre o que realmente é notícia, o que interessa ao leitor etc. Daria, mas não dará, pq os mesmos portais que foram enganados pelo cara saíram enlouquecidamente atrás dele nos dias seguintes para repercutir a mentira. Dureza.

    • Sendo que, Fernando, o ideal seria ignorá-lo. Antes e depois. Gente atrasada pra prova de vestibular, faz tempo, não é mais notícia…

  2. Eu diria que este foi bem mais elaborado que os clássicos “erros de apuração via wikipedia”, como o clássico episódio envolvendo a morte do Maurice Jarre:http://www.theguardian.com/commentisfree/2009/may/04/journalism-obituaries-shane-fitzgerald (ah sim, feliz aniversário, Alec!)

  3. Eis que dia desses esbarrei no YouTube com imagens desse cara do acidente da TAM em 96: http://www.youtube.com/watch?v=5s7H3oJ_avk#t=110

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s