Globo desembarca do Facebook

Agora é oficial: as Organizações Globo (que detêm a principal operação de TV do Brasil, uma das mais relevantes da internet e importantes braços editoriais no mercado de revistas, jornais e livros) estão desembarcando do Facebook.

A partir de agora, a orientação é que produtos como a Rede Globo, o portal G1 e revistas como a popular Quem (só para citar alguns exemplos) não distribuam mais links dentro do site de Mark Zuckerberg. As páginas continuarão lá, mas insossas, com objetivo meramente institucional.

É uma decisão difícil de explicar e justificar. Diz-se que chegou-se à conclusão de que o Facebook está “roubando” audiência da Globo – mas isso, se verdadeiro, certamente irá se intensificar a partir do momento em que nem mesmo links estarão circulando pelo ambiente frequentado por 75% dos internautas brasileiros.

A menção ao Facebook, por motivos comerciais, já havia sido proibida pela companhia, o que é compreensível – só o apresentador Fausto Silva, bocudo, desafia a norma muitas vezes citando a rede social, inclusive fora de contexto, para mostrar “independência”.

Houve um tempo em que a Globo decidiu criar um microblog próprio, à imagem e semelhança do Twitter – e que fracassou, evidentemente. Agora, resta saber o que vem por aí.

29 Respostas para “Globo desembarca do Facebook

  1. Por curiosidade, qual é a fonte desta informação?

  2. Oi Alec! tudo?
    Indelicado te perguntar a fonte?
    beijos!

  3. Pingback: Globo x Facebook (?) | Mídia Online

  4. Essa informação é verídica, trabalho no Jornal O Globo e a decisão é exatamente esta.

  5. Pingback: Blue Bus | Globo decidiu desembarcar do Facebook | o que vem por aí?

  6. Boa tarde! Também gostaria de saber a fonte da informação.

  7. a globo está certa. nao sejam ingenuos. o facebook busca grana no mercado publicitário. os otários vao continuar alimentando zuckerberg até perceber que estao botando azeitona na empada do gringao.

  8. Hahaha… tadinha da Globo. O mundo mudou, pode espernear à vontade. Mesma coisa foi com as gravadoras x mp3.

  9. Gente é tudo mentira, trabalho no Jornal o Globo, do lado do Boy e ninguém falou isso não !!

  10. se for verdade…façamos um boicote a Globo e as demais tv…quem sabe assim a audiencia criará novas produção…a partir do próprio recepto..k

  11. Engraçado vir perguntarem a fonte, Alec – disso eu não tive dúvidas ao chegar, a fonte é o Webmanário. 🙂 Como você atuou recentemente em uma campanha eleitoral para prefeitura, quero compartilhar contigo o que ouvi dias atrás, ao comentar com uma assessora de comunicação de Guarulhos sobre o Reclame Aqui Cidades. A percepção dela, em linhas gerais, era: “trata-se de uma empresa como qualquer outra, são eles que faturam em cima das reclamações, e as pessoas acabam achando que é o Reclame Aqui quem soluciona. Não sei como conversar com eles, mas tenho certeza de que preciso ficar longe”. Seguindo uma linha parecida, dá para presumir algo parecido: tanto o capital social quanto a grana que circulam ao redor do Facebook poderiam, hipoteticamente, circular pela Globo. Ficar longe é um passo para tal, mesmo sem saber se é o melhor caminho. Abração!

    • Obrigado pela visita, André!

      Estratégias são estratégias, cada um tem a sua. As nossas são bem parecidas, né?

      Abração!

  12. O que vem por aí é óbvio: nada. Eles não tem cacife.

  13. Girl (amiga do amigo do boy)

    Gente, eu também trabalho no jornal O Globo, ao lado do amigo do boy, e realmente essa é a orientação aqui, infelizmente

  14. Legal o artigo… tem fonte…?

  15. Às pessoas que não conhecem o Webmanario, há cinco anos na rede: este é um site que tem apuração própria, jornalística, e não mero repetidor de conteúdo alheio. Uma simples visita às páginas mencionadas neste post relativizaria os pedidos pelas fontes da informação.

  16. Oi, Alec. Não duvidei da informação nem da apuração, perguntei por curiosidade de colega de profissão. Claro que observar as páginas citadas nos dá exemplos do fato, mas não da justificativa.

    Uma pena a forma com a qual algumas pessoas aqui e outras discussões duvidaram da apuração. De minha parte, mera curiosidade.

  17. Pingback: A Globo não curte mais o Facebook… Magoei. :( « Meio Bit

  18. Meu caro, desde ontem vejo um certo buzz sobre o assunto, sempre em canais especializados, como seu blog, mas o fato é que, tirando nós, malucos que ficam de cara em busca de uma explicação para o universo, a vida, a internet e tudo mais, quem liga se a Globo publica ou não no Facebook? Quem dos 80 mil que seguem a Globo vai dar a mínima?

  19. Pingback: Globo quer enfrentar Facebook

  20. Pingback: Globo retirou seus links do facebook: o que isso significa na prática?

  21. Pingback: SERIA BRINCADEIRA OU UM PEDIDO PARA SER ESTUPRADO, GERALD THOMAS MOSTRAR O SEU PÊNIS NO LANÇAMENTO DO SEU LIVRO? | EVS NOTÍCIAS

  22. Pingback: Jornalismo on-line | Webmanario

  23. Pingback: O Escutador » Podemos confiar no jornalismo online?

  24. Pingback: Desenvolvedores também perdem o encanto com o Facebook | Webmanario

  25. Pingback: As grandes redes sociais valem a pena do ponto de vista coorporativo? | PapodeHomem

  26. Pingback: As grandes redes sociais valem a pena do ponto de vista corporativo? | PapodeHomem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s