A fotografia como calhau

Não deixa de ser uma coincidência macabra: apenas três dias depois de uma aula na Faap em que discorria sobre o uso de foto pelo jornalismo e a importância de se valorizar a área de imagem com informação, não como ilustração, o Jornal da Tarde (SP) publica uma capa de seu produto principal, o caderno de esportes, com uma imagem de arquivo do corintiano Danilo comemorando um gol – não o gol decisivo marcado contra o Santos, pela Copa Libertadores (patrocínio desatualizado e estádio vazio desmascaram a farsa).

É exatamente sobre isso que falávamos com a turma de pós-graduação em Jornalismo Esportivo: foto é notícia, não uma figurinha que preenche um espaço.

E o resto é calhau.

3 Respostas para “A fotografia como calhau

  1. Caro, repito aqui o meu post no facebook. Espero que não ache demasiado. Mas aqui pode ter um outro público. Então:
    Alec, no caso não se trata de um mero ou simples calhau, que nada mais é que uma imagem onde o leitor percebe que se trata apenas de preencher um espaço (normalmente usado quando uma matéria não “virou” ou não foi feita dentro do horário de fechamento). O que p JT fez é crime, no sentido jornalístico. Ele deu uma informação falsa. Tão grave quanto dizer que Lula faleceu vítima de câncer, quando na verdade está em tratamento. Exagerei apenas para mostrar o quão grave foi a edição desse tablóide de esporte. Imagino que estavam com o fechamento já atrasado e buscaram no arquivo essa imagem. Se sou assinante do JT cancelo e mando uma carta com todos os motivos e peço ressarcimento.

  2. Pingback: O calhau na capa do jornal que acabou | Webmanario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s