Quem tem os piores comentaristas da internet?

John Herrman analisou sites de notícias, blogs de tecnologia, páginas políticas e de cobertura de celebridades, Facebook e Youtube para chegar à conclusão que o vencedor é… descubra você mesmo, é surpreendente!

De minha parte, baseado em observações diárias, fiz uma divisão em cinco categorias do que é mais frequente encontrarmos nos portais brasileiros. É a que segue.

Pregadores
Não tem jeito: estão presentes em todo o tipo de reportagem. Se a pessoa morreu, “foi a vontade de deus”. Se ela se salvou, “deus é grande”. Se está doente, “fé em deus”. Uma nova descoberta científica? “Parem de desafiar o poder de deus”. O goleiro do seu time fechou o gol? “É o dedo de deus”. Calculo que cerca de 30% dos comentários esteja impregnado de discurso religioso. E, a partir dele, os anti-religião transformam a discussão numa batalha infindável entre crentes e ateus.

Oniscientes
Eles não testemunharam a notícia, mas conhecem profundamente seus protagonistas e sabem descrever com precisão como o fato ocorreu. Vide “com certeza ele usou cocaína e encheu a cara” ou “está na cara que essa mãe não tem condição psicológica de cuidar de uma criança”. São capazes de dar aulas das mais variadas, de astrofísica a gastronomia, e acreditam que realmente conhecem esses assuntos. Estão aos montes nas caixas de comentários.

Justiceiros
Sua arma é a lei de talião. “Matem essa monstra”, “ponham fogo na casa desse assassino” e “me dê apenas 10 minutos a sós com esse lixo humano” são seus lemas. Frequentam basicamente o noticiário policial. Se todo mundo que estes comentaristas de site anunciam que matariam efetivamente morresse, estaria faltando gente no mundo.

Trolls
Estão entre nós desde que a internet é internet basicamente em busca de atenção. Para isso, recorrem a agressões gratuitas, palavrões, críticas desmensuradas.

Comentaristas
Quase me esqueço deles. Afinal, são minoria: ingressam numa notícia para realmente expor, civilizadamente, sua opinião sobre o tema.

2 Respostas para “Quem tem os piores comentaristas da internet?

  1. hahaha, sensacional. O Maurício Stycer, do UOL, fez uma série com os tipos de leitor do blog dele. Vale a pena dar uma olhada. http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/category/tipos-de-leitor-2/

  2. I’m right there with you Kizzie.. And damn, I’d like to see him in a ponytail! I bet he could pull it off, lol!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s