Será que todo mundo está falando disso mesmo?

Redes sociais 'falam muito', expressão notabilizada pelo técnico corintiano Tite

Quem usa as redes sociais “para substituir a realidade não aumenta o seu capital social. Pelo contrário, pode mesmo sentir o isolamento típico de um peixe que contempla o mundo através do vidro do aquário.”

Apoiado, João Pereira Coutinho (autor da frase acima).

Mais: achar que os sites de redes social são a representação fidedigna da humanidade é um erro grotesco.

Não, o mundo não está (apenas) falando do que reverbera nas redes. Elas são só um pedaço (que pode eventualmente ser o mais relevante) dele. E tudo forrado de mentiras, mobilizações artificiais e ativismo.

Preocupe-se com o que estão falando nas redes, mas dê atenção ao que falam diretamente para você nos canais de participação do seu produto jornalístico.

É, basicamente, o resumo de minha participação no 1º Seminário de Redes Sociais do Comunique-se, quinta-feira passada, em São Paulo (os slides da apresentação estão disponíveis on-line).

5 Respostas para “Será que todo mundo está falando disso mesmo?

  1. Não entendi o significado da moça de pernas bonitas com laptop. Poderia explicar? 🙂 🙂

    • Hehehe, é que já se não fazem mais homens como antigamente, Tati! Hoje, a atividade número um na rede são as redes sociais, não mais a pornografia, que dominou o cenário desde sempre!
      bjs

  2. ariadne gattolini

    Dúvida: quais são os canais de participação do jornalismo? Quem realmente se importa com o que escrevemos? Qual o relacionamento (se é que existe) entre leitor e imprensa?

    • Dine, de minha parte posso dizer que é intenso: no caso dos sites, comentários em matérias (TODOS são lidos e providências tomadas), contato direto via e-mail e redes sociais (idem, com aproveitamento de sugestões de pauta, críticas e sugestões) e, mais importante, colaboração com o público no registro de acontecimentos noticiosos. Se a gente quiser, o contato pode ser superintenso e muito proveitoso. Mas depende da gente. Aquela coisa de ‘ih, mais um leitor mala querendo falar’ não funciona mais…
      bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s