Por que ninguém usa cedilha e acento em domínios?

Engraçado: desde 2005 já é permitido registrar domínios com acentos e cedilha no Brasil. Mesmo assim, a procura ainda é ínfima.

Parece que nos acostumamos a ouvir a aberração  “é educacao, não educação” quando alguém recita o endereço de uma URL.

A medida, claro, exige o registro e o pagamento de outro domínio. Porém o anterior _e errado, gramaticalmente_ pode ser abandonado, não?

Alguém me explica?

15 Respostas para “Por que ninguém usa cedilha e acento em domínios?

  1. Um motivo que eu posso apenas supor: fica mais difícil passar seu endereço para alguém de fora do Brasil.

    Eu, por exemplo, tenho um site pessoal com um portfólio dos meus trabalhos, especialmente os que fiz para o exterior. Esse site basicamente é divulgado apenas no meu cartão de visitas, e sempre que vou a um congresso internacional imprimo pilhas de cartões. Isso sempre rendeu bons contatos. Se o cara tiver que pressionar alt-135 para fazer a cedilha e alt-198 para fazer o ã, ele desiste na hora. (Claro que eu prefiro escolher nomes que não tenham acento e cedilha – http://marcelo.intelitexto.com .)

    Imagine, para fins de argumentação, que a agência Xinhua coloque seu serviço em português no domínio 新华.cn – daria pra achar via buscadores, mas se o motivo da sua visita ao site é ver o trabalho do chinês que você conheceu num seminário, não funciona…

  2. Teclados sem ç, como o meu. Sem vários tildes. Coisa importada. O pessoal de fora do país, pode ter dificuldade de acessar. Não sei se muda minha vida.

  3. Tenho. E não é a pior coisa do mundo, em alguns minutos o cara aprende a usar os comandos para a acentuação faltante. Aliás, o cedilha não é uma letra, é um recurso fonético. Não sei como a gente chegou no século 21 com uma linguagem do século 14. Nosso cérebro deve estar lá também. Sinceramente, a podada que deram na tal de reforma gramatical foi muito modesta. Teria muita inutilidade pra recolher pros livros de história. E não estou dizendo que o motivo de ceifarmos algo é apenas a utilidade prática. Não é um boa ideia. Mas a linguagem é vida. Não estamos amarrados a nada e poderíamos rediscutir muita coisa. Os franceses ainda tem o æ, acho isso uma frescura do caralho.

    • Quanto à reforma, concordo contigo. Prec isamos limpar mais “sujeiras gráficas”. Mas, por ora, temo o bom e velho cedilha. Enfim, não vamos brigar por isso, né? Quem sabe evoluímos com o passar dos tempos mais um pouquinho…

  4. É possível que existam equipamentos que não suportem os caracteres acentuados, para ter a garantia 100% que o domínio possa ser acessado somente mantendo ele sem os acentos.

    • Renato, alguns navegadores, de fato, não suportam acentos e cedilha. Mas são uma parcela ínfima dos que estão em uso.
      abs

  5. Dureza mesmo é tentar otimizar uma página de Blog com algo como “Otimização de Sites” sendo que a url vai ficar algo como meudominio.com.br/otimizacao-de-sites .
    Dizem que não há problema e a ferramenta de busca entende que cabeçalhos, textos, h1, h1, h3, tags etc, tenham otimizadas as palavras diferentes da url. Mas na prática parece que nossos queridos Google, Bing e Yahoo não entendem muito desta forma. Estamos ainda em fase de testes com algumas situações diferentes, mas o terror é um backlink com um âncora que não é exato para o conteúdo e exato para a url. Tremenda confusão.
    abs

  6. Tenho um ótimo apelo para se usar domínio com acentuação e o amigo Ç, os servidores de SPAM e e-mail marketing não estão preparados para o trabalho com domínios acentuado sendo assim teríamos paz, mesmo que de curta duração, mas seria ótimo.

  7. Tem que ver o público que a pessoa quer atender. Eu, por exemplo, busco também pessoas de fora do Brasil no http://www.comprarhiphone.com.br, caso alguma palavra tivesse acento eu não usaria.

  8. Carolina Inverno

    Tu tem razao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s