O estranho intercâmbio de imagens entre fotojornalistas

O El Pais espanhol publica uma interessante reportagem sobre um hábito (diz o jornal) “quase extinto”: o intercâmbio de imagens entre fotojornalistas.

O acadêmico López Mondéjar, ouvido pelo jornal, diz que havia esse hábito na Espanha porque “não se dava grande valor” ao trabalho dos fotógrafos até meados dos anos 60.

Por aqui, a prática ainda sobrevive, mas como aspecto corporativo: é comum profissionais salvarem a pele de colegas que perderam alguma coisa importante “emprestando” alguma imagem.

O problema é a espécie de “espionagem industrial” que ocorre quando o conteúdo que um veículo pagou para ser produzido acaba aparecendo num concorrente (ou em outro lugar qualquer).

3 Respostas para “O estranho intercâmbio de imagens entre fotojornalistas

  1. Alec, muito boa e sempre atual a matéria do EL PAÍS sobre o estranho intercâmbio de fotojornalistas. A prática é de fotógrafos que no mínimo não dão valor ao próprio trabalho, como diz na matéria o estudioso Mondejár.

    Anos atrás, em uma noite de natal, duas fotos idênticas, mas com créditos diferentes, de um incêndio no HC emplacaram capa de caderno e primeira página dos principais jornais de São Paulo: Estadão e Folha. Alberto Takaoka e Oslaim Brito protagonizaram o fiasco do troca-troca e foram banidos do mercado pela ARFOC.

    “Caso do foto duplicada – Brito admite que usou fotos de Takaoka”
    http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=554&Itemid=70

    “Uma foto e dois autores?”
    http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=543&Itemid=70

    No início dos anos 2000 a descoberta desta prática entre a agência Futura Press e o extinto Diário Popular causou enorme prejuízo à credibilidade destas duas empresas.

    O histórico mostra que esta prática comum desde o início da história do fotojornalismo espanhol, como diz a matéria, está longe de se tornar coisa do passado.

  2. Ops, esqueci de te mandar um abração!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s