Ainda tratado como “guru” (o que é um despropósito, trata-se de um pesquisador), Clay Shirky falou esta semana em Paris sobre as mudanças que a tecnologia impõe ao comportamento humano.
Para quem ainda não o conhece, Shirky escreveu dois livros importantíssimos sobre o tema (Here Comes Everybody e Cognitive Surplus, ambos sem tradução em português).
No que nos diz respeito, o jornalismo, Shirky sai do lugar comum: diz que a profissão vive seu melhor momento “ainda que não haja dinheiro”.
Para ler, guardar a refletir.
Quem sabe com esta chacoalhada na mídia os “donos” entendam que a mera transmissão de informação e o uso disso de modo mesquinho não atende mais as novas gerações.
A tecnologia não tem coração e sim um sistema lógico que é usado por quem tem sentimentos. A maioria tem demonstrado que deseja ser ouvida, ao passo que muitos “proprietários” insistem em manter um diálogo unilateral. Estes estão fadados ao esquecimento!
William,
Fora a incompreensão, no caso do jornalismo impresso, de que vendemos notícias, não papel.
abs
Pingback: Tweets that mention Clay Shirky: ‘Mesmo sem dinheiro, estamos na época de ouro do jornalismo’ | Webmanario -- Topsy.com
O jornalismo vive sua melhor época, já os jornalistas… rs
No fundo, ao invés de facilitar nosso trabalho, o que a internet trouxe de verdade foi mais trabalho. Essa é a minha conclusão.
Mais trabalho certamente, por um lado, mas o avanço tecnológico facilitou muitas coisas em outro aspecto…
Sim… como tudo nessa vida tem dois lados _às vezes três. rs