Um furo de reportagem não depende só de competência e experiência. A sorte é um fator preponderante, ainda mais hoje, em que há excesso de informação circulando (e gente correndo atrás dela).
Não era assim, claro, no dia 8 de dezembro de 1980, quando o ex-Beatle John Lennon foi baleado diante de seu prédio, o célebre Dakota, em Nova York.
Levado ao pronto-socorro do hospital Roosevelt, Lennon não resistiu aos ferimentos. No mesmo local estava Alan Weiss, que era produtor da rede ABC e tinha acabado de sofrer um acidente com a moto pela qual se deslocava em NY em busca de notícias. Achou A notícia.
O áudio original da ligação de Weiss para a ABC é perturbador. O trecho traz ainda o anúncio oficial da morte, dado por um locutor durante o tradicionalíssimo Monday Night Football.
O canal GNT exibiu um especial sobre os 20 anos da morte de John Lennon. Eles entrevistaram não só o Alan Weiss, que contou como foi a descoberta no hospital, como também conversaram com um fã que passou o dia inteiro na porta do Dakota para conseguir um autógrafo. Esse fã foi o último a fazer uma foto de John vivo e chegou até a conversar com o assassino. O documentário é muito, muito bom. Não sei se será reprisado, mas valeria a pena.
Mas foi justamente por isso que eu lembrei da história! É um ícone da sorte atravessando à frente do repórter com faro.
bjs
Perturbador é apelido, Alec!
Que áudio e que coisa impressionante ouvir isso hoje, trinta anos depois… me lembro como se fosse hoje e vi meu pai chegar em casa calado. Ele não era um beatlemaníaco, mas chegou e disse pra minha mãe: Mataram o John Lennon!
Eu nem sabia quem era o cara, mas a expressão de gravidade dele me deu a certeza de que esse tão John era alguém… Tanto tempo depois, ao conhecer o golpe de sorte de Weiss e ouvir sua voz soturna, tudo ganha outras dimensões… que sensação estranha!
abs e obrigado
Rogério,
Tinha um amigo no colégio que, de tão fã, imitava o Lennon, seus óculos, seu jeito de vestir. Na manhã do dia 9, o ônibus do colégio parou na frente do prédio do cara e ele estava sem uniforme, totalmente de preto. Foi quando eu soube que o ex-Beatle havia morrido…
Uau! Sinistro…