Em grandes furos de reportagem, a sorte é preponderante

Um furo de reportagem não depende só de competência e experiência. A sorte é um fator preponderante, ainda mais hoje, em que há excesso de informação circulando (e gente correndo atrás dela).

Não era assim, claro, no dia 8 de dezembro de 1980, quando o ex-Beatle John Lennon foi baleado diante de seu prédio, o célebre Dakota, em Nova York.

Levado ao pronto-socorro do hospital Roosevelt, Lennon não resistiu aos ferimentos. No mesmo local estava Alan Weiss, que era produtor da rede ABC e tinha acabado de sofrer um acidente com a moto pela qual se deslocava em NY em busca de notícias. Achou A notícia.

O áudio original da ligação de Weiss para a ABC é perturbador. O trecho traz ainda o anúncio oficial da morte, dado por um locutor durante o tradicionalíssimo Monday Night Football.

5 Respostas para “Em grandes furos de reportagem, a sorte é preponderante

  1. O canal GNT exibiu um especial sobre os 20 anos da morte de John Lennon. Eles entrevistaram não só o Alan Weiss, que contou como foi a descoberta no hospital, como também conversaram com um fã que passou o dia inteiro na porta do Dakota para conseguir um autógrafo. Esse fã foi o último a fazer uma foto de John vivo e chegou até a conversar com o assassino. O documentário é muito, muito bom. Não sei se será reprisado, mas valeria a pena.

    • Mas foi justamente por isso que eu lembrei da história! É um ícone da sorte atravessando à frente do repórter com faro.
      bjs

  2. Rogério Christofoletti

    Perturbador é apelido, Alec!
    Que áudio e que coisa impressionante ouvir isso hoje, trinta anos depois… me lembro como se fosse hoje e vi meu pai chegar em casa calado. Ele não era um beatlemaníaco, mas chegou e disse pra minha mãe: Mataram o John Lennon!
    Eu nem sabia quem era o cara, mas a expressão de gravidade dele me deu a certeza de que esse tão John era alguém… Tanto tempo depois, ao conhecer o golpe de sorte de Weiss e ouvir sua voz soturna, tudo ganha outras dimensões… que sensação estranha!
    abs e obrigado

    • Rogério,

      Tinha um amigo no colégio que, de tão fã, imitava o Lennon, seus óculos, seu jeito de vestir. Na manhã do dia 9, o ônibus do colégio parou na frente do prédio do cara e ele estava sem uniforme, totalmente de preto. Foi quando eu soube que o ex-Beatle havia morrido…

  3. Rogério Christofoletti

    Uau! Sinistro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s