O NYT tem um time de 8 moderadores de comentários e já não acha que isso é suficiente.
É, sem dúvida, um drama antigo do jornalismo on-line que entrará em mais um Ano Novo sem solução.
Enquanto isso, verifique a caixa de comentários dos principais sites noticiosos brasileiros e caia de costas.
O que acho mais engraçado é a capacidade dos brasileiros de transformar QUALQUER comentário, mesmo que seja, sei lá, sobre o cabelo novo da Juliana Paes, em discussão política. Haja paciência pra moderar tudo isso…
Expedito, e a falta de compostura. Isso acontece mais em ambientes abandonados (como quase todas as caixas de comentários de sites do país, né).
abs e feliz 2011
Eu trabalhei alguns meses como estagiária do site de uma revista teen aqui do Brasil e vejo a moderação dos comentários como algo muito necessário. Mesmo com um público de 10 a 17 anos é impressionante como os comentários são intolerantes, muitos são racistas e tem uma linguagem chula e ofensiva. Acredito muito que as pessoas devem ter direito a comentar os fatos, mas enquanto a ferramenta não for usada exclusivamente para isso, chega a ser uma falta de respeito ao leitor regular que os comentários “maldosos” sejam exibidos.
Karen, o moderador de comentários ideal é um “animador de discussão”, ou seja, ele não apenas libera e eventualmente edita opiniões, mas sugere temas e tenta ampliar a discussão dentro do que os usuários estão propondo. Ou seja: é, realmente, uma nova tarefa jornalística, não um bico, algo a se fazer entre a montanha de coisas que o mundo on-line pressupõe. Muito duro.
bjs
Excelente tema para quem não fez TCC, né? Tipo alguém que vc conhece… hehehe
Hahaha, verdade, dá para fazer um pesquisa relativamente simples e discutir o assunto. Topas?
Topo muito! Pedi reingresso e terei 3 meses para um “TCC a jato”. Você me ajuda??? rs
Patz, TCC a jato é ruim, heim???
Pois é. Quem mandou postergar até o fim? Tô fu…