O Dunga está certo

“Eu apanho, me batem de manhã, de tarde e de noite, é um direito de cada um, mas quando eu respondo, me criticam. Quem bate em mim é divertido, alegre, e eu, quando respondo, sou rancoroso”.

Olha aqui, a última coisa que eu queria era entrar numa discussão que tem Dunga e a Copa do Mundo como protagonistas.

O Mundial de futebol é aquele momento nefasto em que uma maioria de ignorantes em bola saltita, assopra cornetas e tenta compreender a diferença entre expulsão e arremesso lateral. É insuportável, e me faz reviver a cada quatro anos o desejo de ter nascido finlandês.

O comportamento da ‘emprensa’ nessas ocasiões é ainda pior, mas reflete um pouco do pensamento que persiste entre a categoria, o que é lamentável. Nós, jornalistas, ainda não percebemos que não somos mais o poder mediador.

Aliás, mesmo antes, na época do monopólio, jamais acreditei que havia explicação para sermos tratados com deferência especial.

O jornalista faz seu trabalho, como os profissionais da área que cobre, e não há lei que obrigue que os dois lados sejam amigos. Pelo contrário, uma boa dose de eletricidade na relação é sempre bem-vinda.

Daí que avaliar a performance de Dunga passou a ser mais importante do que ele explica sobre o desempenho de seu time. E aí a ‘emprensa’ comete seu erro mais grave.

A Globo editorializou, na voz de Tadeu Schmidt, o veto ao comportamento do técnico. De novo a imprensa clama por deferência no tratamento das fontes.

Agora me explica o porquê.

“Tava bom pra mim esse jogo, nesse jogo eu podia ter feito falta à vontade, o juiz ia me dar os parabéns”.

39 Respostas para “O Dunga está certo

  1. Fiquei com um baita dó do jornalista da Globo q foi xingado, tadinho se ofendeu! Sorte dele q ninguém filmou a cara dele qdo discordou da resposta do Dunga. Os jornalistas precisam saber q temos opniões também e q não precisamos das deles pra formar as nossas!

    • Drik,

      Exatamente. O jornalismo não é mais o filtro universal dos acontecimentos, não adianta querer colocar na cabeça das pessoas um conceito, elas vão perceber que estão sendo enganadas.

      bjs

  2. Aí eu discordo de você, como poucas vezes.
    Fonte não precisa ser amiga do jornalista, mas educação é essencial em qualquer profissão.
    A maneira como o Dunga reagiu a uma “balançada de cabeça” denota o quão idiota ele é.
    Eu torço pro Brasil perder essa Copa só pro Dunga não ter o gosto de ser campeão. Ele é um babaca nato que até hoje não aprendeu a lidar com críticas _algo corriqueiro em toda profissão, inclusive na nossa.
    Se o xingamento tivesse ocorrido com o repórter de qualquer impresso, seria motivo de matéria também. Ou você discorda?

    • Carol,

      Com certeza seria objeto de matéria, e é isso que eu considero mais ridículo. Não é notícia, é um direito do cidadão. Temos de parar de usar a palavra “jornalistas” em nossos textos notociosos, nõs não existimos, somos um posto avançado do leitor nos acontecimentos.

      bjs

    • É Carol, seu comentário mostra que mulher não entende nada de futebol, nem de relacionamento profissional mesmo. Por causa de uma atitude idiota de Dunga, você quer que o Brasil perca a copa. Não sei realmente quem foi mais infeliz no comentário: O Dunga ou você. E não fique brava, pois você também disse em seus comentários que Dunga não sabe lidar com críticas. Partindo dessa afirmação sua, creio que você saiba lidar.

      • Mauro,

        Considero seus argumentos absurdos _e os publiquei justamente para que se tornem públicos e passíveis de avaliação.

        abs

      • Carol Rocha

        Mauro, eu até entendo de futebol, porém parei de acompanhar quando entrei na fase adulta.

        Se o fato do Brasil ganhar a Copa vai mudar algo na sua vida, para melhor, eu paro de torcer contra. É que achei que os únicos beneficiados, efetivamente, com a vitória no campeonato fossem os jogadores, comissão técnica e patrocinadores. Mas se vai mudar algo na vida de quem torce, quem sou eu para querer o mal do time, não é mesmo?

        Sobre as críticas, eu sou jornalista. E lido com elas diretamente todo santo dia quando os editores recebem meus textos, e de vez em quando, à medida que leitores se expressam. E erro também. Infelizmente. E tenho que assumir o erro.

        Se eu fosse xingar cada vez que alguém reclamasse do meu trabalho, já teria desistido.

        Se o Dunga não quer se relacionar com a imprensa, deve mudar de profissão imediatamente. Afinal, no Brasil temos 190 milhões de técnicos para palpitar sobre o trabalho dele. Eu, graças a Deus, tenho apenas uns dois ou três editores e algumas centenas de leitores.

        Um abraço!

      • Eu também costumo dizer que sabia de futebol, mas eu cresci.

      • Magistral sua resposta!!!! kkk

  3. A Globo não é flor que se cheire. E colocou panos quentes na guerra do Dunga com a imprensa enquanto deu. Depois que ele atacou diretamente um de seus “representantes”, deu no que deu. Agora, a guerrinha do Dunga é ridícula. Acho que tudo que vem sendo dito, se refere ao trabalho dele como técnico da seleção brasileira. Até onde eu sei, não foi dito nada de cunho pessoal (que é uma das alegações do Dunga quando ele ataca a imprensa). E acho que se ele quer comprar uma briga com a Globo ( que seria muito bem vindo, em certos aspectos), e discordar de certas posições da imprensa (direito dele, e acho que também seria saudável), ele deve fazer isso de forma consciente e sensata. O problema é ele dar declarações ridículas sobre a ditadura e escravidão e agredir todo mundo (profissionais e telespectadores) com ironias e palavrões que ele, que leva aquela pose de machão dos pampas, não teve coragem de pronunciar em voz alta. Se ao invés disso ele falasse conscientemente e abertamente sobre previlégios a certos veículos, sobre certas incoerências da imprensa, e até mesmo sobre certas questões éticas na busca pela notícia ou pelo reconhecimento, acho que aí essa guerra quase particular seria válida e poderia trazer benefícios futuros por se tratar de uma figura da importância do treinador da seleção brasileira de futebol.

    • Saulo,

      Tem uma falta de coragem anterior ao palavrão balbuciado: a do jornalista que chacoalhou negativamente a cabeça, questionado a dizer do que se queixava, e que falou que não havia problema algum. Ação e reação.

      abs

  4. Concordo com relação a falta de coragem do jornalista, e acho até que existem problemas mais graves do que esse, não só na cobertura esportiva, mas na imprensa em geral. Mas acho que isso não justifica as ações e reações do Dunga, e que não é com esse comportamento que ele vai dar uma resposta a esses problemas.
    abs

    • Saulo,

      Eu só insisto num ponto: que o cara é tratado com agressividade e como se fosse lixo. Quando responde, ainda que de forma desproporcional, aquilo vira o assunto da cobertura. Motivo: pq envolveu um jornalista. É muito olhar apenas para o próprio umbigo, não acha?

      abs

  5. Realmente, até por isso eu disse que a Globo colocou panos quentes até onde deu. Agora que ele atacou diretamente um jornalista da Globo isso virou assunto da cobertura da própria globo, que é a cobertura de maior alcance junto ao público. Acho que em outros meios, esse assunto já vinha sendo tratado com frequência, mas na globo realmente ele só ganhou destaque agora.

    abs

  6. Resumindo, acho que tanto o Dunga quanto a Globo estão errados, cada um do seu jeito.

    • Saulo,

      Pode ser a grande conclusão do caso. Eu fico mais com a crítica à imprensa porque é o meu negócio aqui. Mas não se pode deixar de ter essa perspectiva.

      abs

  7. Pingback: Ignorância (mais 4 links) | Paulo Querido, em Certamente!

  8. Pingback: Ignorância (mais 5 links) | Paulo Querido, em Certamente!

  9. Pingback: Ignorância (mais 5 links) | Paulo Querido, em Certamente!

  10. Obrigado pelo espaço e pela oportunidade de uma discussão construtiva. É sempre bom saber que existem lugares e pessoas propensas a essas coisas.
    Qualquer hora apareço de novo.

    abs

  11. Os jornalistas estão matando um jogador por dia com seu sensacionalismo barato ! Cada dia inventam uma historia diferente sobre contusões e ainda reclamam que o Dunga não os permite filmar todo o treino da seleção sendo que ele liberou uma hora de 1:20 …
    O Dunga esta certo não da mais para suportar essa imprensa que aliena manipula informação fabrica “verdades” de acordo com os seus interesses. Valeu Dunga !!!

    • Rafael,

      É uma tendência da imprensa formal achar que detém o livre acesso e (sempre que possível) a exclusividade sobre os acontecimentos. Nada mais errado, somos pessoas comuns. E as pessoas, hoje, têm as mesmas armas que os profissionais. Só a legitimidade de estar em alguns lugares sobrou. Quando encontramos esse tipo de restrição, a única que nos faz adiantados com relação ao cidadão, entramos em parafuso.

      abs

  12. Alec,

    Eu tenho visto muito barulho sobre o assunto. As pessoas se manifestam ou contra o Dunga por ter xingado, ou contra a Globo de forma paranóica-conspiratória. Eu sinceramente não vi nada demais nos xingamentos, é da cultura do futebol e a gente já sabe que o Dunga é assim. Não xingo e não acho que leve a lugar algum, mas entendo o desespero e a frustração que por vezes só é expressa através de palavrões. Mas a editorialização racional e planejada no Fantástico foi mais maquiavélica, mais assustadora: havia ali uma tentativa de manipular o poder de mídia contra um técnico de futebol que só encontrou uma forma de se expressar através da ofensa, que é natural no futebol.

    • Paulo,

      E ainda mais em se tratando de um personagem que é ofendido fulltime. Insisto: houve reação a uma ação, ao jornalista em questão foi dada a palavra (Dunga pergunta claramente a ele ‘algum problema?’, ou seja, era a hora de falar). Chega dessa coisa ridículo do jornalismo de se considerar merecedor de tratamento especial.

      abs

  13. Num país com um jornalismo menos esculhambado que o nosso, no mínimo, aquela dupla de dinossauros (Tadeu e Escobar) teria sido mandada pra casa. O Dunga cagou na vara? Sim. É grosso e não tem justificativa aquela reação. Mas porra! No meu tempo de repórter, o cara levantava a mão, era chamado pra falar, olhava no olho do entrevistado e dizia o que queria! Os mais elegantes transformavam suas opiniões em perguntas. Agora virou esse joguinho de bonecas.

    • Tom,

      O pior, insisto nisso, é ter tido a chance de falar qual era o “problema” e jogá-la no lixo. Fica difícil se queixar depois. Agora, que o Dunga é casca-grossa me parece que todos nós já concordamos.

      abs

  14. Acredito que o Dunga foi grosso e mal-educado. Mas a Rede Globo poderia ter parado os comentários por aí. Já estaria de bom tamanho e de acordo com a função do jornalismo, que é informar, mostrar a história.

    O fato de Tadeu Schmidt ficar comentando que “Dunga fez ataques gratuitos e que teve comportamento incompatível com o cargo que ocupa” é mera e simples opinião.

    Com certeza isso está longe de ser verdade absoluta, mas pode influenciar muita gente contra Dunga, que mostrou estar fazendo um trabalho sério.

    Não defendo a atitude de Dunga. Mas também defendo que jornalista tem que contar apenas a verdade e deixar as opiniões para leitores, telespectadores, ouvintes e, principalmente, especialistas.

    Se Dunga foi infeliz em soltar o verbo, A Rede Globo também foi. Ainda bem que a Internet existe para acabar com a hegemonia da TV, meio de comunicação que monopoliza(va) a informação e não permite que as pessoas se pronunciem.

    • Exatamente, René. Acabou o monopólio, não há mais massa de manobra, as pessoas veem o que acontece e tiram suas próprias conclusões. E, sim, concordo, uma marca do trabalho de Dunga é a seriedade, exatamente o que faltou na Copa de 2006 com a farra admitida por Parreira.

      abs

  15. Alguma hora saíria mais sobre esse assunto.
    O Dunga vetou uma exclusiva de jogadores da seleção no fantástico. Como funciona isso? Como exatamente uma emissora tem prioridade no acesso aos jogadores? Como funciona isso (não sou jornalista, mas há tempos observo a área depois de ler “Manufacturing Consent”.

    http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm

  16. estou com o dunga!
    ele muitas vezes já deu seu sangue pela seleção brasileira.
    se os reportes acham fácil comandar o time brasileiro, eles deveriam mudar de profissão .
    de reporte à treinador.credito que eles não iriam ficar quietos diante de dantas criticas.os reportes deveriam apoiar o trabalho da equipe do dunga e não criticar.
    será que os jornalista brasileiros são argentinos?
    pq parece que eles estão contra a nossa seleção.

  17. Carol…
    vc prefere q o Brasil perca a copa.. para não ver o dunga ser campeão???
    vc tb deve preferir ver o Brasil ser afundado.. sem metas… sem educação… sem tecnologia… em fim.. pq ai não veriam parte dos nossos politicos corruptos se saindo bem né???

    palhaçada.. vc é jornalista?? desde q esses animais surgiram não deixa ngm em paz.. é mta educação ficar debochando.. criando fofoquinhas…colocando problemas onde não tem.. ainda bem q os brasileiros estão de olhos bem abertos.. e não são mais maria vão com a globo.. pq é assim q entra um monte de coisa ruim na nossa casa…da forma q eles querem.. manipuladores, e perseguidores sim…se alguem for melhor q eles.. eles logo querem podar…fizeram mta maldade c/ o dunga.. o xingamento não foi p/ o povo brasileiro…quer saber eu apoio ele.. botou fim na bagunça.. na copa passda os jogadores tinha q dar entrevista a 1 ou 2 hrs da manhã… pronto ele é o tecnico.. ele q manda…
    espero q o BRASIL ganhe.. pq sou patriota…acho q quem não ta bem com o brasil tinha q ir p/ fora do brasil..p/ ser bem discrimidado..viver mal…mais ai quem sabe não daria mais valor a nossa terra…

    respeito é tudo sim.. ams tem q vir das duas partes.. paciência tem limite!!!!

  18. quero q o BRASIL seja campeão.. p/ a a liberdade seja comemorada.. ele não é ditador.. so q ele é lider .. e como lider tem q ver o q é melhor p/ a equipe dele…

    quero ouvir o q todo mundo q o criticou o tempo todo vai falar… na certa vai rolar murmurinhos d q o BRASIL ganhou mas não mereceu.. cambada de antipatriota…
    se ARGENTINA perde ou ganha… o povo continua amando o dieguito q diversas x tb xingou jornalistas…agora esse bando de analfabeto q temos aki ..prefere seguir segamente uma tv ditadora .. q dita o q o povo tem q gostar, aceitar, fazer.. pro inferno a globo e alguns da imprenssa.. só sabe criticar e avacalhar…

    • Ana, enquanto o povo está preocupado com a Copa e com o Dunga, o Senado tem aprovado um monte de aumento salarial para servidores que já ganham bem acima da média da população, sabia?
      Futebol aliena muito mais que a Globo. Cuidado.

      abs,

      • Paulo Silva

        Futebol serve de circo, concordo. Mas qual o verdadeiro efeito da copa? Se não houvesse copa, estaríamos mais engajados em construir um país melhor, etc?
        Acho a copa uma forma de entretenimento válida como qualquer outra. Não fosse ela, estaríamos mais preocupados com as novelas do que com o Senado, somos assim. Concordo com a magnitude da copa, mas questiono até que ponto vai seu efeito atualmente.
        Mas se quiser fazer um mutirão ao Sernado durante jogo do brasil na final, pode contar comigo!!!!

    • Ana,

      Discordo dessa coisa patriótica cega. Futebol é feito por times, não por seleções. Muito menos a cada quatro anos.
      abs

  19. olá pessoal tudo bem só acho que vcs tão discutindo uma coisa, que apenas nos cabe representaçao num mundial azar é deles é briga deles, só que na verdade a globo manipula muita coisa isso é verdade, que qndo relamente é pra falar de um politico ou fazer perguntas como fizeram pro dunga perguntas idiotas, que todos nós já sabemos engraçado que esse tipo de pergunta contra politicos cevergonhas ladrôes , cara de paus relamente uns ceverginhas que nesse momento da copa oque esta acontecendo no brasil nao se mostra mais nada que queria saber dos safados de nossos politicos que estão fazendo nessa época isso nao se mostra mais eu so fico aqui pensando falando mau do dunga que chingo um reporter da globo que passam detonando ele porque ele nao baba ovo deles que pra ganhar a propia materia se fazem de vitima , só que eu minha parte já faço a muito tempo nao olho jogo mais na globo tenho nojo daquele galvâo bueno que puchador de saco gosto muito dos comentários do arnaldo que sempre ta contrA ele, ate avezes deixando ele irritado , to apenas expressando minha opinão nao criticando nehuma das pessoas acima ta bom so que acho que temos coisas melhores pra nos preocupar … obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s