ATUALIZAÇÃO: Começa o desmonte dos aviões da Vasp em Congonhas
Ninguém ficou sabendo que neste final de semana rolou a 3ª Feira Nacional da Aviação Civil, e num lugar muito legal: o hangar da Vasp ao lado do aeroporto de Congonhas.
Ninguém ficou sabendo mas estava cheio quando dei um pulo lá (por volta de 13h) e não parava de chegar gente quando saí, duas horas depois.
E o jornalismo não deu a mínima bola. Mais um caso de pauta que passou batida _e o interesse do público, que foi em peso a um evento sem qualquer divulgação, prova que essa era das boas.
Não que a feira fosse grande coisa. Longe de Le Bourget, tinha uns poucos aviões jogados, sem informação, brinquedos alusivos ao tema para as crianças, algumas barracas de produtos típicos (camisas da FAB, distintivos de pilotos etc), estandes de órgãos públicos e do setor e um simulador de voo inoperante do 737-200.
A principal atração, a julgar pela fila, era um 737-800 que a Gol mantém em operação, e que ontem foi aberto à visitação. A gente pensa que as pessoas estão viajando mais de avião no Brasil, mas ao ver uma cena dessa, fica claro que aquela máquina ainda exerce fascínio de estreante para muitos (os que o jornalismo ignorou desta vez).
Pra mim, paulistano adotado, o filé mignon foi o cemitério da Vasp, companhia que parou de voar em janeiro de 2005 e teve a falência decretada três anos depois. Ali, reluzia pura sucata de dois 737-300 cobertos pela fuligem do trânsito frenético da avenida Washington Luiz, com direito a um 727-100 (provavelmente no qual viajei um dia) em pior estado ainda.
Mas ninguém ficou sabendo.
ATUALIZAÇÃO: Tem novidade sobre o assunto: aviões e outras peças da Vasp irão a leilão em 2011.
Eu também estive nesta feira e gostei bastante. É uma pena ver o patrimônio da Vasp (aviões e galpões) se deteriorando a cada dia.
Alguma atitude precisa ser tomada!
Esse 727 voava pelo Lloyd Aéreo Boliviano, empresa qual a VASP controlou por um tempo.
Eduardo,
Ótima informação e lembrança.
abs
Vi a feira, mas não visitei… Passo lá todos os dias a minha vida inteira… e todos os dias desde o fechamento da Vasp me pergunto… quando será que esse local vai voltar a ter vida?
Filipe, só visitar o hangar da Vasp já valeu a pena. A feira em si tem tudo para ser um grande evento, mas ainda carece de organização e coerência.
abs
E você não produziu nada para o jornal que trabalha? Conversou com a redação a respeito?
Hahahah, ótima pergunta. A redação deu de ombros?
abs
E por que o jornalismo deveria dar bola para essa micropauta?
Vardas,
É uma boa micropauta, vai.
abs
É triste que em nosso país isso vire um museu de aviões.. Acho que isso não é uma micro pauta dava até série de reportagens. O que é feito com os aviiões? Podem voar? Se sucateados valem quanto? Quem são os donos destes aviões?? São nessas horas que vejo como uma pequena matéria pode nos deixar tantas questões…
abs
Darlan,
E o pior: tratava-se de um companhia estatal, depois repassada numa operação até hoje obscura a um empresários dono de bens que hoje superam R$ 2 milhões. Certamente nosso dinheiro foi pelo ralo…
abs
Darlan
Os três primeiros aviões serão desmontados em breve pela FAB, as partes serão leiloadas em seguida, parte dos equipamentos das oficinas e mobiliários irão a leilão em 7/7/2011, lista completa Leiloeiro: Sérgio Villa Nova de Freitas
Abs
Será que é possivel comprar um avião desses?
Gilberto,
Duvido: todo o patrimônio da Vasp está bloqueado pela Justiça por causa do passivo trabalhista da falida empresa.
abs
eu fui um dos funcionários da Vasp em “recuperação”, se pra vcs é uma pena que todo esse patrimônio esteja esquecido e se estragando, imaginem para nós que trabalhamos nesse angares e aeronaves!!
foi uma grande queda de braço de intereçes, onde os trabalhadores perdemos e acabamos “despejados” de nossa empresa pela infraero.
Christian,
O processo todo foi uma grande tristeza, espero que pelo menos o passivo trabalhista, enorme, seja quitado um dia.
abs
Olá Cris, parte dos equipamentos e mobiliários das oficinas vão a leilão em 7/72011, valor 4 milhões
Abs
Marcos Fábio
Quando será que eles abrirão novamente??
Andreia, ali era no ambiente da Feira Nacional de Aviação, que a cada ano ocorre numa cidade.
abs
Pingback: Aviões e objetos históricos da falida Vasp, enfim, vão a leilão | Webmanario
tadinha da vasp,eu trabalhei lá e até hoje sinto saudades,isso ocorreu por incompetencia da familia canhedo.
Pois é, essas coisas acontecem, em 90% dos casos, por incompetência administrativa…
abs
Do jeito que as coisas são enroladas na república das bananas logo logo esses Boeings viram panela. Infelizmente nós vivemos num país sem planejamento e onde o desperdício é palavra de ordem…
Sabe, ler tudo isto até aqui é de certa forma desagradavel.
Alguns aqui vivenciaram o dia a dia da Vasp, outros sãoapenas meros hipocretas que de nada aviação conhecem.
Chamar estes belos aviões de sucata e como olhar para o cada carro de cada um de vocês e ve-los andando em uma sucata também. Quando foi a ultima vez que alguns de vocês fizeram revisão nos mesmos ou mesmo trocaram o pó do estintor?.
A Vasp chegou a este patamar por conta sim de uma pessoa que se alguém chamar de Sr, é um f…. Vagner Canhedo éum miresárel daqui de Brasília. Sugou uma empresa forte e prospera, a (VASP).
Para vocês leigo, procurem estudar a história desta empresa deste o seu inicio e veja a injustiça que foi feita a mesma. A Vasp foi uma empresa forte, prospera e simbolo de orgulho de São Paulo e do Brasil.
Não falem mau esta empresa nem chame os 737-200 de sucata ou até mesmo os Aibus. Nos seu paises de origens os mesmos modelos voam e muito.
Aqui é que as empreas tem que deixar estas máquinas de lado para dá passagem a uma modernidade cara.
LAMENTAVEL VER A VASP NESTA SITUAÇÃO…
EU QUE FIZ VIAGENS MEMORAVEIS COM OS GRANDES AVIÕES DA VASP E VARIG, FICO DECEPCIONADO COMO EM NOSSO PAIS, ESSAS DUAS CIAS AEREAS CHEGARAM A ESTE PONTO.. SE EXISTE UM CULPADO, ESTE DEVERÁ SER PUNIDO RIGOROSAMENTE, NEM QUE SEJA O GOVERNO….
Pois é, Marco, faço minhas as suas palavras.
abs
Pingback: As dez mais lidas de 2011 no Webmanario | Webmanario