A Daniela Bertocchi (que foi minha professora no Master em Jornalismo Digital Multimídia) aborda uma questão bastante interessante ao lembrar que privacidade e web semântica têm tudo a ver.
No momento em que se discute até onde vai o poder do Facebook em reter ou tornar públicos dados de seus usuários (a ponto de o criador da rede, Mark Zuckerberg, fazer um mea culpa e admitir mudanças), o alerta da Dani é bem importante.
“Não basta abandonar o Facebook. O perigo está exatamente em achar que saindo de uma rede teremos a nossa privacidade preservada. O problema é um pouco mais difícil de resolver: temos que encontrar uma solução para a questão como um todo. Para todas as redes. Para toda a web. Juntos.”
Alec,
Fui até o Intermezzo e o que a Daniela Bertocchi coloca é bastante pertinente e complexo, há que se haver o debate mesmo. Um solução conjunta para a Web e não colocar determinado site ou rede social como o culpado da história.
A questão da privacidade realmente vai além, não adianta sair de uma rede social, apagar um e-mail, excluir um blog, pois os rastros continuam por aí, e como a garotada diz, dá um Google e você se verá na rede.
E o debate se faz necessário mesmo, urgente e latente, mas o que temos visto é que ainda são “remendos” incipientes.
Abraços,
Letícia