Pode perceber: o esporte (digo o de alto nível, ou seja, aquele cujos direitos são loteados pelas emissoras de televisão) ainda é um setor em que o jornalismo cidadão não deu as caras. Em Copas do Mundo e Olimpíadas, por exemplo, é proibido aos espectadores inclusive tirar fotos do eventos ou fazer registros em vídeo.
Bem por isso a pobreza participativa do público em eventos dessa natureza _até grandes portais, quando planejam blogs de pessoas envolvidas na competição, são obrigados a recorrer a fotos frias para não morrer na praia.
Na África do Sul não deverá ser diferente. Participação, mesmo, só bem longe de onde estiverem sendo realizadas as partidas (e, mesmo assim, há vários locais “protegidos”, como hotéis e centros de treinamento).
O Global Voices, o projeto mais sério de jornalismo colaborativo, está tocando uma convocação paralela de cidadãos para o Mundial que começa no dia 11. Mas nada de bola: o que o site quer saber de seus colaboradores é qual o significado da Copa do Mundo para os sul-africanos que vivem em estado de pobreza e também para todo o continente.
O bug do cidadão-jornalista em eventos esportivos tem tudo para continuar intacto.
Uma iniciativa muito pontual, mas digna de registro, é (era?) o pedido do globoesporte na UV (só em MG??) para envio de vídeos gravados nos estádios durantes as partidas de futebol. Imagens toscas, como esperado, mas trazem um ângulo diferente. abs
Grande Dand,
A Globo tem solicitado vídeo mesmo em boa parte do Brasil. E só ela pode fazer isso: afinal, é quem detém os direitos de transmissão do evento. Qualquer outra mídia que pretendesse fazê-lo seria questionada na Justiça…
abs
É verdade, Alec, o direito de transmissão engloba qualquer material, inclusive produzido por terceiros, certo? De todo modo, é uma coloboração um tanto pontual, que serve mais (ou apenas) para dar sobrevida a fatos esportivos repetidos à exaustão: gols, polêmicas etc
Exato, blinda o evento contra qualquer tipo de registro. A não ser que os registros sejam usados pelo próprio detentor dos direitos. Cria uma situação estranha em que ao cidadão é permitido filmar, mas apenas se ceder as imagens a Globo, percebe? Esquisofrenia total, afora a impossibilidade de se controlar e garantir isso.
abs