Texto de Ethevaldo Siqueira publicado há um par de dias de no Estadão é obrigatório para quem trabalha profissionalmente com informação. Intitulado ‘Reiventando o jornalismo’, fala sobre as mudanças pelas quais a profissão passou com o avanço tecnológico e a era de uma imprensa para cada um _mantras bem conhecidos de quem lê o Webmanario.
Duas coisas que merecem destaque: “Um exemplo de herança antiga que sobrevive é a atitude imperial de alguns colunistas e editorialistas, que ainda se comportam como donos da verdade e parecem ignorar solenemente a opinião dos leitores.”
Isso realmente é uó.
Como é uó o patrulhamento, a grosseria e ausência de noção de ridículo de quem comenta ou quer participar exibindo intolerância e ausência de recurso argumentativo e vernacular.
Tá tudo lá no texto do Ethevaldo.
Realmente, é uma mudança mais profunda do que parece. Profissionais precisam descer do pedestal e o pública precisa entender que o colunista, jornalista não é simplesmente um palpiteiro.
Ou seja, a relação não se iguala por completo, mas abre-se um importantíssimo canal de comunicação.
O sucesso de alguns jornalistas como blogueiros mostra que muito da credibilidade de uma empresa de comunicação vem de seus profissionais, e isto também muda a relação de forças entre contratado e contratante.
Muita água vai correr debaixo dessa ponte ainda…
Lavi,
Exatamente: hoje as pessoas são muito mais importantes do que as instituições. E precisam se abrir ao diálogo com o público.
abs