Reiventando o jornalismo, por Ethevaldo Siqueira

Texto de Ethevaldo Siqueira publicado há um par de dias de no Estadão é obrigatório para quem trabalha profissionalmente com informação. Intitulado ‘Reiventando o jornalismo’, fala sobre as mudanças pelas quais a profissão passou com o avanço tecnológico e a era de uma imprensa para cada um _mantras bem conhecidos de quem lê o Webmanario.

Duas coisas que merecem destaque: “Um exemplo de herança antiga que sobrevive é a atitude imperial de alguns colunistas e editorialistas, que ainda se comportam como donos da verdade e parecem ignorar solenemente a opinião dos leitores.”

Isso realmente é uó.

Como é uó o patrulhamento, a grosseria e ausência de noção de ridículo de quem comenta ou quer participar exibindo intolerância e ausência de recurso argumentativo e vernacular.

Tá tudo lá no texto do Ethevaldo.

2 Respostas para “Reiventando o jornalismo, por Ethevaldo Siqueira

  1. Realmente, é uma mudança mais profunda do que parece. Profissionais precisam descer do pedestal e o pública precisa entender que o colunista, jornalista não é simplesmente um palpiteiro.

    Ou seja, a relação não se iguala por completo, mas abre-se um importantíssimo canal de comunicação.

    O sucesso de alguns jornalistas como blogueiros mostra que muito da credibilidade de uma empresa de comunicação vem de seus profissionais, e isto também muda a relação de forças entre contratado e contratante.

    Muita água vai correr debaixo dessa ponte ainda…

    • Lavi,

      Exatamente: hoje as pessoas são muito mais importantes do que as instituições. E precisam se abrir ao diálogo com o público.
      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s