Finalmente uma guerra que vale a pena

Finalmente o exército dos Estados Unidos entrou numa guerra que vale a pena: a guerra contra o uso indiscriminado de apresentações de Power Point.

Transposta para a nossa realidade (compreensão do futuro do jornalismo e o que fazer com ele na era da publicação pessoal), é uma briga bastante boa de se comprar. Também em nossa área há uma disseminação de diagramas que, muitas vezes, nada significam.

Tudo começou com o slide acima, que gerou comentário hilário de um general (“Quando nós entendermos esse slide, vamos ganhar a guerra”).

A verdade é que o general está certo. Os problemas do exército dos EUA, assim como as questões que nós jornalistas enfrentamos diariamente no desafio de desbravar uma profissão moldada pelo avanço tecnológico, não são todos explicáveis por meio de apresentações.

Lá, em algumas unidades o exército já barrou o uso desse recurso, considerando que eles nos torna “mais estúpidos”.

A refletir.

4 Respostas para “Finalmente uma guerra que vale a pena

  1. E nas universidades?! Slide é sinônimo de trabalho mal pesquisado e professor que não sabe dar aula sozinho. Pior que isso: os pedagogos amam!

    • Everton,

      o grande problema do slide é quando ele dispensa a presença do professor. Ou seja, sinal de que o mestre está apenas lendo tudo o que se encontra ali. Usado como complemento à exposição, aí sim, pode ser benéfico.

      abs

  2. Herdeiro da retro projeção e da preguiça, salvo raríssimas exceções, como no diagrama do exército americano, pode ser dispensado. E se o diagrama puder ser dispensado então…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s