A subversão da ordem cronológica reversa

Já faz muito tempo, mas eu esqueço de comentar: a versão eletrônica da coluna Radar, da revista Veja, vem subvertendo com frequência o conceito da ordem cronológica reversa, um dos aspectos que nos ajudam a definir operacionalmente um blog.

Explico, mas é só olhar a imagem acima para entender: notas que se complementam são publicadas invertidas, ou seja, primeiro é colocada no ar sua continuação para, invariavelmente no minuto seguinte, ser postada a abertura _que contextualiza a notícia, claro.

Esse aparente sem-pé-nem-cabeça-jornalístico serve a um único propósito: fazer com que, no ar, as notas se apresentem como se estivessem em sequência, num modus operandi absolutamente impresso _e que jamais deveria ser transposto a uma plataforma eletrônica com tal característica.

São as apropriações equivocadas de que eu tanto falo, mas para parecer de vanguarda, a grande mídia mete os pés pelas mãos.

Se a linguagem da coluna Radar _leitura semanal obrigatória para se acompanhar o panorama político e econômico do país_ exige, na web, notas continuadas como exibe em papel, não é num blog que esse processo vai se concretizar sem um ruído desagradável.

Se o que se quer é continuar tendo uma coluna, para que então criar um blog? E ainda por cima, caso da Radar, sem um único hiperlink?

4 Respostas para “A subversão da ordem cronológica reversa

  1. A maioria dos ‘blogs’ de jornalistas em portais da grande imprensa , esmagadora maioria, é nada mais do que uma coluna eletrônica batizada de blog. Eles não dão links, caramba!! Isso é o básico!!

    • Jorge,

      Pura verdade. É que eu cansei de ficar falando sempre a mesma coisa. Daí, de vez em quando, a gente encontra uma bizarrice ainda maior, que é publicar primeiro o que vem depois!!

      abs

  2. O problema maior, para mim, nao é a inversão da ordem das notas, mas a falta de hiperlinks. Realmente vira uma simples reprodução da coluna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s