Cada vez mais blogueiros se autointitulam jornalistas

Já falamos várias vezes aqui que blog e jornalismo não são a mesma a coisa. Claro, há blogs jornalísticos, mas o simples ato de blogar não significa que se está desempenhando a profissão.

Na semana passada saiu uma pesquisa nos EUA segundo a qual 52% dos blogueiros se consideram jornalistas (um impressionante incremento com relação ao mesmo levantamento de um ano antes, cuja resposta positiva a essa pergunta bateu em 33%). Sem conhecer o conteúdo destes blogs, fica difícil dizer se o pessoal está viajando.

Mas é evidente, e como eu sempre digo, que a tarefa de apurar/analisar/difundir informação é direito fundamental da pessoa. Logo, talvez em algum momento mesmo um blogueiro que conduza um diário pessoal clássico faça jornalismo.

Sempre vai depender do conteúdo.

6 Respostas para “Cada vez mais blogueiros se autointitulam jornalistas

  1. Oi Alec,

    Tenho exemplos claros da atitude dos “pseudojornalistas”. É algo como reality show, o desejo de aparecer na TV através da WEB.

    Acreditam que qualquer post seu é algo tão ou mais importante que as notícias do NYT. Não tem a mínima noção de blogosfera, atuam como se sua verdade fosse a única e usam de poluição visual para atrair leitores leigos e preguiçosos, em muitos casos, infantos.

    Mas não se preocupe, é por pouco tempo. Começaram a migrar pro Twitter… Afinal, pra que “escrever” um post grande se podem fazer isso com 140 toques?

  2. Acho que esta pesquisa é o reflexo das mudanças que a comunicação como um todo vem sofrendo. Cada vez mais pessoas são produtoras de conteúdo, não necessariamente jornalístico, e as coisas ficam cada vez mais confusas e difusas. Vide o twitter, por exemplo.

  3. muita gente confunde notícia com jornalismo. São duas coisas completamente diferentes, embora a notícia seja o “produto” do jornalismo. Noticiar é um ato humano, que qualquer um faz. Mas noticiar de forma jornalística envolve muitos fatores, como você falou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s