Agregadores na berlinda: de novo, o medo dos grupos de mídia

Afinal de contas, o que é um agregador de notícias senão uma forma de promover e facilitar o acesso a conteúdo jornalístico?

As empresas de comunicação, sempre atrasadas, insistem na tese que de ferramentas como o Google News estão usurpando seus produtos _quando a verdade é que a excelência de um buscador como o desenvolvido pelo Google está justamente criando mais oportunidades para que esse mesmo conteúdo seja visto em sua fonte original.

Não que o Google seja um santo, claro. O simplismo de um diretor da empresa ao comentar a polêmica é reveladora. Afinal, a companhia também se beneficia _no mínimo com pageviews_ da função de agregar conteúdo alheio.

“O Google News não é uma fonte de negócios e, portanto, não há faturamento para dividir com os meios de comunicação. O grande benefício não é apenas para os usuários, mas também para a mídia, que consegue muito mais audiência graças ao trabalho de nosso buscador”, diz Luis Collado, big head do Google na Espanha (onde a companhia realiza 90% das operações de busca _no mundo, essa taxa cai para 66%).

É discussão pra mais de metro, mas nessa, com todos poréns, novamente estou contra os grupos de mídia, que se desesperam ao ver oportunidades criadas totalmente a sua revelia. E, pior, combatem ideias que podem ajudar seus negócios.

Uma resposta para “Agregadores na berlinda: de novo, o medo dos grupos de mídia

  1. Alec,

    Escrevi recentemente em meu blog, há muita resistência das mídias convencionais (não pode chamar de velha, tem gente que fica ofendido) com as novas mídias.

    O caminho tomado pelo NYT e WSJ trará alta perda de leitores tanto no impresso como no eletrônico. Arrisco dizer que alguns jornais até entrarão em bancarrota.

    Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s