Pesquisas escancaram mudança no modus operandi jornalístico

O Newspaper Death Watch chama a atenção para o fato de que três pesquisas quase simultâneas sinalizem claramente mudanças profundas no modus operandi jornalístico tradicional.

Apesar de serem 100% americanas, todas trazem dados que provavelmente, transpostos a um cenário global, corresponderiam à realidade.

A primeira aponta que sete em dez jornalistas estão usando sites de redes sociais para apuração e reportagem, 28% a mais do que aferido no ano passado.

Na mesma linha de mídia alternativa e jornalismo cidadão, outra sondagem descobriu que 90% dos jornalistas consultam blogs para procurar pautas.

A última, no nicho do “sei como se faz linguiça“, indica que 59% dos sites de revistas generalistas dos Estados Unidos estão na categoria “não são editadas e suas informações checadas como se faz na edição impressa” ou simplesmente “não são editadas nem checadas”.

4 Respostas para “Pesquisas escancaram mudança no modus operandi jornalístico

  1. Cada vez mais me dou conta de que estou ficando velha, porque repudio um pouco a ideia de buscar pauta no Orkut. Personagem até vá lá – porque você vai ligar para a pessoa, conversar, ver se rola, e tal -, mas levar a sério o que se diz ali e colocar como “dado” em uma matéria é algo bem estranho pra mim.

  2. Estou fora do dia a dia da redação há algum tempo já, mas chequei muita informação pelo telefone, porque nao apurar pelo MSN? ou usar redes sociais para descobrir pessoas, levantar temas novos, dar uma informação?

  3. Estou fora do dia a dia da redação há algum tempo, mas chequei muita informação pelo telefone, porque nao apurar pelo MSN? ou usar redes sociais para descobrir pessoas, levantar temas novos, dar uma informação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s