Filiação de não diplomados racha sindicalismo jornalístico

O sindicalismo jornalístico brasileiro está muito perto de um racha. E o motivo é bizarro: alguns sindicatos (com São Paulo à frente) passaram (em respeito à lei) a filiar não diplomados em jornalismo, mas que exercem a profissão.

Como todos nós sabemos, no Brasil o exercício do jornalismo é livre _como de resto, no mundo: o avanço tecnológico já tinha dado uma imprensa para cada um.

Dentro da Fenaj (a federação nacional da profissão) surgiu um movimento contra essa filiação, e o assunto será discutido em 27 de março pelo Conselho de Representantes, que quer proibir a prática.

Os motivos desse grupo eu entendo perfeitamente. Minha grande dúvida é saber o porquê de não diplomados em jornalismo decidirem se filiar a entidades da classe, o que se passa na cabeça dessa gente?

Como sindicalizado veterano, atesto a inutilidade da coisa.

Afinal, queremos um sindicato de diplomados em Jornalismo ou um sindicato de jornalistas? Ou não queremos sindicato? Nem precisa responder.

Lembro que me revoltava porque não aceitavam, lá pelos idos de 1992, sindicalização de frila, ainda que jornalista formado. Hoje entendi que o sindicalismo do jornalismo só se importa com quem faz xixi até a linha delimitada por ele.

Desta vez, ao menos em SP, foram razoáveis. E tem gente partindo pro casuísmo. Uma vergonha, não me representam e não falam por mim.

5 Respostas para “Filiação de não diplomados racha sindicalismo jornalístico

  1. Óia… vamos procurar saber se há outro grupo de sindicalistas que não querem filiados! Não adianta tentar buscar razão na cabeça desses dementes.

    • Everton, vai entender esse povo? E jornalista não diplomado querende se filiar ao sindicato? Meu deus, só tem doido nesse mundo?

      abs

  2. Sou diplomada há dez anos e nunca quis fazer parte do sindicato. Pq será?

  3. I must convey my affection for your kindness for individuals that have the need for guidance on this concern. Your very own dedication to passing the solution all through had been pretty informative and has enabled women much like me to get to their targets. Your personal insightful recommendations denotes a lot a person like me and a whole lot more to my peers. Many thanks; from all of us.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s