Curso de jornalismo à distância em 28 semanas

No meu tempo, curso à distância era sinônimo de picaretagem. Tinha, óbvio, picaretas, mas podia ter também gente séria que, simplesmente pelo fato de oferecer conhecimento sem presença física, era jogada no mesmo balaio.

Hoje, ainda que haja resistência daqueles que veneram o passado e gostam de sofrer, é cada vez menor a necessidade do presenteísmo. Todos podemos desempenhar quaisquer funções intelectuais _característica principal do jornalismo_ do sofá da sala, via celular, por exemplo.

O EAD (ensino à distância) não só foi adotado pelas universidades como é hoje uma exigência curricular do MEC. Saber trocar informações remotamente por meio do uso de dispositivos tecnológicos não é mais uma opção _é obrigação profissional.

Em 1968, claro, não era assim. Mas o bom e velho Correio levava pra lá e pra cá apostilas com um sem-fim de conhecimento (legítimo, plagiado ou equivocado, enfim). Eram os cursos por correspondência, entre os quais se destacava a marca do Instituto Universal Brasileiro, que investia fortemente em publicidade em revistas e jornais.

Aliás, fui pesquisar e descobri que o IUB não só ainda existe (“desde 1941”, como ressalta no site) como se adaptou aos novos tempos e, evidente, oferece cursos também pela web.

A Cristina Moreno de Castro, nossa popular Kika Castro (aliás citada ontem aqui mesmo neste espaço) ganhou um presentão no final do ano: um leitor de seu blog em parceria com a editora de Treinamento da Folha, Ana Estela, remeteu as 28 lições de um curso de jornalismo à distância que contratou em 1968. E as apostilas são forradas de pérolas, boas e ruins.

Coisas como “O lead deve ser uma promessa de grandes coisas e a promessa deve ser cumprida”, ou “A notícia deve ter o tamanho de uma saia de mulher, curta bastante para atrair a atenção e bastante longa para cobrir o assunto” ou ainda “Uma tendência quase geral dos repórteres esportivos é a de dramatizar certas passagens ao descreverem uma partida. (…) Não deve o jornalista deixar-se envolver pelas paixões da multidão”.

O resto tá lá, no Novo em Folha. Aliás, uma dúvida: teria sido este curso oferecido pelo Instituto Universal Brasileiro?

34 Respostas para “Curso de jornalismo à distância em 28 semanas

  1. Mas o curso deles tem mais pérolas boas que ruins!

    Foi feito pelo Instituto Técnico Profissional, não sei se é ligado ao IUB. Minha maior curiosidade é saber quem escreveu esse curso. Com certeza foi um jornalista muito experiente em grandes Redações, talvez do JB… Era uma espécie de Ana daquela época, né?
    Se vc quiser ler o curso todo, a gente guardou aqui no arquivo do Treinamento, tá?
    bjos

    • Cris,

      Minha dúvida é que o material poderia ser traduzido de alguma obra gringa, não? Era muito comum à época nesses cursos à distância. Vou procurá-lo aí com vc, pode deixar!
      bjs

  2. Boa noite. Gostaria de saber detalhes sobre o curso de jornalismo on line. Valores, carga horária, matérias oferecidas, etc.
    Grata,
    Denise.

  3. Me digam oq acham do meu texto:
    Quanto já ouvimos dizer: serei feliz quando… ganhar na loteria, emagrecer tantos quilos, arrumar um namorado… … A felicidade independe de qualquer coisa, ela existe ou não existe, porém podemos nos influenciar pelos fatos do meio em que vivemos e, com isso, a abalarmos.
    A vida vai passando e muitas vezes rareamos a nossa felicidade por fatores externos. Há quatro meses eu saí de um casamento de mais de uma década. Fui ao fundo do poço, fiquei dilacerada, a tristeza me acompanhava em todos os momentos, mas hoje ví que foi melhor assim. Às vezes não enxergamos as portas que dão para a felicidade. Têm situações que nos acomodam tanto que preferimos abrir mão da real felicidade para nos mantermos na zona de conforto. Acredito que nada na vida seja por acaso, tudo tem razão de ser e acontece no momento certeiro, mas não é por isso que vamos cruzar os braços e sermos simples marionetes nas mãos de Deus, afinal o livre arbítrio existe e temos de lutar pelos nossos ideais. Não é tão fácil quanto parece, mas é preciso dar o primeiro passo. Particularmente enfrento momentos em que o ócio predomina, mas o fato de saber disso já me faz tentar mudar. À partir do instante que nos tornamos conscientes de nossas falhas, elas já ficam prestes a serem exterminadas.
    O ser humano tem a mania de julgar a tudo e a todos e muitas vezes enxergamos nos outros os defeitos que passam despercebidos em nós. Se nos preocupássemos mais com a nossa própria evolução, com a nossa própria vida, certamente tentaríamos errar menos e buscaríamos mais o crescimento pessoal. Como diamantes, seríamos lapidados diariamente e veríamos o sofrimento como um trampolim para o apogeu. Infelizmente a dor quase sempre nos torna amargos, rebeldes e revoltados. Não a qualificamos como um empurrão para sairmos do lugar, amadurecermos. Queremos sempre mais do que necessitamos e estamos sempre de olho nas coisas que ainda não temos, nunca damos real valor ou agradecemos pelas coisas que já alcançamos. É como se fôssemos a um restaurante, pedíssemos um prato e quando este está prestes a ser degustado, olhamos para a mesa ao lado, enchemos nossos olhos com o prato ao lado e acabamos por ignorar a beleza daquele à nossa frente. É típico do ser humano! Complicamos as coisas sem percebermos. Quando crianças almejamos tanto a adolescência que parece que o tempo não anda. Chegamos à adolescência e queremos ser adultos, aí como adultos queremos brecar o tempo e ele não nos obedece nunca. E assim, sempre buscando, caminha a humanidade. Não podemos parar nunca, afinal a própria natureza trabalha 24 horas por dia, quem somos nós para vivermos a passeio?!
    (By Denise Dízero)

  4. quero saber o valor do curso

  5. Conhece algum curso de Jornalismo a distância?

  6. Gostaria de saber o valor e qdo começa o curso.
    grata

  7. Gostaria de saber detalhes sobre o curso de jornalismo OnLine. Valores, carga horária, matérias oferecidas, certificado etc. Um detalhe tenho 2 anos cursado em Publicidade e Propaganda como fica?

  8. Gostaria de saber detalhes sobre o curso de jornalismo OnLine. Valores, carga horária, matérias oferecidas, certificado etc. Um detalhe tenho 2 anos cursado em Publicidade e Propaganda como fica?

    • Caro, este post apenas comenta sobre um curso a distância, aliás bem antigo, por se tratar de uma curiosidade. Eu, em pessoa, não ofereço esse serviço.
      abs

  9. danilo assane varind

    Bom dia,sou moçambicano gostaria de saber o valor do curso e os respectivos requisitos para o ingresso.

    • Olá Danilo, este site não ministra nenhum tipo de curso, apenas citou a existência deles. Concretamente, recomendaria o ensino a distância apenas de instituições que ofereçam graduação (ou pós) em jornalismo reconhecidas pelo MEC.
      abs e obrigado pela visita

  10. Sou Angolana e pretendo fazer um curso a distancia de jornalismo, gostaria de saber detalhadamente todas as informações necessarias sobre o curso.

    • Olá Catarina, este site não ministra nenhum tipo de curso, apenas citou a existência deles. Concretamente, recomendaria o ensino a distância apenas de instituições que ofereçam graduação (ou pós) em jornalismo reconhecidas pelo MEC.
      abs e obrigado pela visita

  11. Eduardo Messias de Novaes

    Gostaria de saber como fazer curso a distancia de jornalismo, ou como faço para fazer minha matricula.
    aguardo resposta.

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkalecduarte rolei de rir vendo este post (putz!!) Estava eu também procurando um curso de jornalismo on line mas antes de perguntar quanto era o curso ou como funcionava resolvi ler todo conteúdo. Incrível gente que quer ser jornalista, quer falar, escrever e não sabe ler, se soubesse não estariam perguntando a respeito do teu curso….. É talvez tenha razão quem tem preconceito com quem faz curso a distância, como foi dito láaaaaaaaaaaa no início há sim pessoas sérias e que por falta de alternativa procura essa forma de estudo mas vão pro mesmo balaio… dos que querem diploma fácil, dos que tão nem aí pro conhecimento e sim pro canudo… dos futuros profissionais sem profissionalismo algum.
    Enfim, abraço! Adorei os relatos do tal curso por correspondência, hilário.

  13. Onde está “…de alternativa procura…” lê-se “de alternativa procuram..”

  14. Olá. Sou acadêmica de Odontologia, e não pretendo desistir do curso, porém gosto de comunicação, e a graduação em Jornalismo a distância seria a única possibilidade a meu ver no momento. Você saberia informar sobre alguma graduação em Jornalismo, conceituada pelo MEC, à distância? Acredito que exista – apesar de nunca ouvir falar nada sobre esta-, mas não consigo encontrar nada concreto e de qualidade. E você julga a possibilidade interessante, ou acredita que o profissional graduado a distância comparado aos demais não seja apto a exercer a profissão? Desculpe o incomodo, se puder me responder por e-mail ficaria muito grata. Obrigada, Liana.

  15. com a regulamentação do curso de jornalismo só as entidades de ensino superior credenciadas pelo Mec estão autorizadas a oferecer o curso, qualquer que seja a instituição que ofereça um curso nesta area é ilegal, não tem legitimidade, exeto escolas de ensino superior, faculdades e universidades, embora hoje não é obrigatorio o diploma para o exercicío da profissão de acordo com o parecer do supremo tribunal federal, porem; um novo projeto esta tramitando no senado visando restabelecer esta obrigatoriedade. esta é a informação que eu tenho a respeito.

  16. Pingback: As dez mais lidas de 2011 no Webmanario | Webmanario

  17. GOSTARIA DE SABER, ONDE FAZER ESSE CURSO DE JORNALISMO DE 28 DIAS…. E QUAL A FACULDADE A DISTÂNCIA RELACIONADA A JORNALISMO OU PUBLICIDADE E PROPAGANDA QUE VÇS. PODEM ME INDICAR…OBRIGADA DESDE JÁ…

  18. quais sao os requisitos? estando fora do brasil pode se fazer este curso?

  19. eu quero fazer esti curso em 28semanas e em qual faculdade e o sertificado e aprovado pelo mec e e em sao paulo mesmo me manda um email onde como faço e preço como posso começar se aceita bolsa com descontos tipo prouni fies estc email davi_cacau@ig.com.br

  20. Qual o valor do curso

  21. Simaão Carlos Con-nô

    Os meus cumprimentos a todos viocês ai, antes Gostaria de saber como fazer curso a distancia de jornalismo, ou como faço para fazer minha matricula. Alegando que sou guineense tendo em conta com a situação politica em que o país se vive, penso que no meu ver seria bom ser jornalista para poder ajudar na promoção de informação aos mais vulneráveis. Como é que algue pode se conseguir ou ter certificado deste curso a distancia?
    aguardo resposta

  22. ELIO GONÇALVES DE OLIVEIRA, HOJE COM 70 ANOS IDADE....EM 1960 NÃO TINHA DINHEIRO PRA PAGAR , AGORA TENHO

    QUERO FAZER UM CURSO DE JORNALISMO, NO IUB O NO MONITOR

  23. Ola´gostaria muito de fazer esté curso de jornalismo do iub – e solicito aqui mais informação a respeito do mesmo por favor urgente eu quero mesmo fazer ok.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s