Telefonia móvel bomba audiência de jornais franceses

Os aplicativos para iPhone começam a bombar a audiência dos jornais franceses. O assistente de leitura do Le Monde, por exemplo, chega a ter 250 mil consultas diárias _o que representa pouco menos do que a tiragem da edição impressa atualmente.

Le Figaro e Libération, os outros jornais importantes do país, conseguem atrair ainda mais público (respectivamente 600 mil e 400 mil usuários diários).

Vem de dispositivos móveis 15% da audiência na web de uma editora que publica revistas populares e femininas (como Télé 7 Jours, sobre TV, e Elle).

São números eloquentes, mas que escondem um erro: os veículos estão fazendo pouco (ou nenhum) dinheiro com esse hype todo. O problema foi ter adotado o serviço sem previsão de cobrança. Ora, os serviços via telefonia móvel são justamente aqueles que as pessoas sempre estiveram habituadas a pagar.

Lembrando que a França, via Minitel (o bom e velho teletexto), sempre esteve na vanguarda da distribuição de conteúdo por telefone.

Agora, que receberam de graça, o mal já está feito. Será muito difícil monetizar produtos que naturalmente deveriam custar alguma coisa e que, erroneamente, foram cedidos sem ônus à audiência.

3 Respostas para “Telefonia móvel bomba audiência de jornais franceses

  1. Quando eu comecei o curso de Biblioteconomia e estávamos estudando sobre as redes de catalogação cooperativa, tanto no Brasil como no Exterior, nos foi apresentado o Minitel.
    Realmente uma vanguarda!
    Em termos de disponibilização de dados de catalogação cooperativa, o Bibliodata no Brasil foi o pioneiro nos anos 70, e amplamente utilizado hoje em dia.
    Quem trabalha com disponibilização de conteúdo independente do fim tem que pensar sobre a monetização sim, o cd do Bibliodata tem uma assinatura hoje que custa cerca de cinco mil reais, ou seja, quando vence a assinatura você tem que renovar se quiser continuar com o conteúdo.

    Abraços!

  2. E a publicidade nesses assistentes de leitura, a quantas anda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s