Sindicato dissidente quer representar jornalistas brasileiros

Surgiu, em junho de 2009, um tal Sinaj (Sindicato Nacional dos Jornalistas do Brasil), que tem sede em Carapicuíba-SP, sob o comando de Fernando Leão. Ou seja, não temos só um sindicato (dois, considerando o estadual e o federal), temos mais um.

O Sinaj é “uma instituição constituída para fins de representação legal e defesa dos interesses materiais e morais da categoria profissional dos jornalistas, com base territorial extensiva a todos os Estados Brasileiro, Objetiva fundamentalmente, pugnar pela justa remuneração e, conseqüentemente, a melhoria das condições de vida e trabalho de seus representados, assim como a independência e autonomia da representação sindical, e a manutenção das Instituições Democráticas Brasileiras.”

Uma dissidência da Fenaj, portanto.

Discordar da Fenaj tende a ser bom negócio, mas não nesse nível. Sinistro, olha a escalação titular.

A entidade aceita, como filiados, estudantes de jornalismo e ilustradores. Poderia ser bem legal (eu mesmo rompi com o sindicato formal logo de cara ao descobrir que frilas em redações não existiam pra ele), mas exala olor bem estranho.

Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece…

7 Respostas para “Sindicato dissidente quer representar jornalistas brasileiros

  1. Nem dá para comemorar alguma conquista no meio de tanto engôdo. É esperar um pouco de sobriedade do Ministério do Trabalho. Mas a coisa anda delicada.

  2. Alec,

    Fuçando no site achei conteúdos estranhos. Veja esse Curso Livre de Jornalismo http://www.sinaj.org.br/cursos.html. Lembra muito aquela pilantragem do site curso 24 horas.

    Fora essa escalação, pouco cabide… Até achei
    que tinha parentesco com o técnico e ex-goleiro, Emerson Leão. Ele que tem mania de colocar parentes nos clubes ao entrar, inclusive um certo preparado físico, Fernando Leão.

    Mas, olhei a foto e era só coincidência.

    Ainda achei uma tentativa de fazer marqueteira de Intituto Universal Brasileiro em um blog – pasmém – de Portugal. http://trioderachar.blog.com/2008/07/29/mas-ha-jornalistas-precarios/comment-page-1/

    “A sua oportunidade de ser reconhecido em todo Brasil como Jornalista profissional ,Filie-se ao Sindicato nacional. ”

    É mole?

  3. Sindicato Nacional Dos Jornalistas ( Sinaj ), fundado no dia 30 de março de 2009 Em Carapicuiba – São Paulo, com todo o direito está dentro da lei brasileira, afinal o Sinaj tem nome, endereço, cnpj e estatuto ou seja está corretamente dentro da lei brasileira, Como a Federação Nacional Dos Jornalistas ( Fenaj ) – Brasilia – Df, que também está dentro da lei brasileira, e que neste ano 2017 a Fenaj completou 70 anos de fundação. Obs: estou aqui escrevendo a verdade, mas o Sinaj tem tudo para crescer muito em todo o Brasil, e acredito eu o Sinaj aceita a todos jornalistas com e sem diploma.

  4. Meus parabéns pelo ótimo Site Webmanario – o 1 – jornal -site – revista – laboratório, e faltou do Brasil, mas está valendo muito pela defesa do papel da imprensa e defendendo instituição de defesa da profissão jornalística do Brasil. Obs: como está matéria sobre o Sindicato nacional dos jornalistas ( Sinaj ) em 2017 está muito vivo para todos os jornalistas do Brasil – no site http://WWW.SINAJ.COM.BR

  5. O Site do SINAJ – http://WWW.SINAJ.COM.BR

  6. Associação dos jornalistas do estado de são paulo ( ajesp ) – foi fundada em 2010 em são sebastião – litoral de são paulo, tem feito e realizado um ótimo trabalho para todos os jornalistas do estado de são paulo e de todo o brasil, merece destaque pelo trabalho serio que tem realizado no brasil – vou lembrar desta data o dia do jornalista 7 de abril – agora o site da ajesp – http://www.jornalistas.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s