Qual o destino dos blogs, simplesmente acabar?

Qual o futuro dos blogs? É uma discussão importante, especialmente num momento em que as redes sociais estão, em boa medida, tomando o lugar dos diários pessoais e inserindo a conversação num aspecto verdadeiramente público e de duas mãos.

A conversa foi um dos temas centrais do World Blogging Forum, encontro realizado na segunda quinzena de novembro em Bucareste (Romênia).

Três conclusões básicas: os blogs, em sua maioria, não serão rentáveis; os governos e o poder político entrarão com força total nessa seara tentando utilizar a plataforma em seu benefício; e as redes sociais, com o Twitter na linha de frente, representarão uma ameaça à relevância da ferramenta.

Esta última, aliás, já se nota: há tempos os comentários se mudaram dos blogs para as redes sociais, O público discute em tempo real as observações/divagações dos blogueiros, sem precisar passar pela moderação no próprio blog gerador do conteúdo.

A blogagem em países não democráticos, porém, tende a manter sua importância especialmente na esfera externa, onde o resto da informação é blindada e nunca chega, ou demora muitíssimo a chegar.

Quem nos conta esse relato é Darío Gallo, editor geral do noticioso argentino Perfil.com.

7 Respostas para “Qual o destino dos blogs, simplesmente acabar?

  1. e logo agora que eu comecei a blogar! é mais uma demonstração da efemeridade da vida, neste caso preciso, da web !

    • Pedro,

      Bem utilizada, a plataforma jamais acabará. Sempre haverá um bom motivo (e uma necessidade, falando agora exclusivamente em jornalismo) para blogar.

      abs

  2. Os blogs de bom conteeúdo não vão acabar, assim como as revistas de bom conteúdo não vão acabar.

    Acredito que as mídias informativas que trazem informações e discussões relevantes são complementares e não obsoletas em relação às redes sociais.

    Pode ser que ferramentas novas, como o Google Wave, una esses dois espaços, mas a essência do blog – conteúdo com mais de 140 caracteres e abertura à discussão via comentários, além de troca de links – permanecerá.

    Agora, se tudo isso vai ser rentável ou não ainda é um mistério.

    • Emídia,

      A rentabilidade é, entre todos os aspectos, a que mais está em xeque. De resto, as circunstâncias (sempre jornalisticamente falando) certamente irão proporcionar motivações para o uso da plataforma.

      abs

  3. Alec,

    O blog não acabará… O twitter, facebook, ning e tantos outros que surgirão, podem servir de ferramentas e atrativos para a leitura na blogosfera.

  4. webdinheiroganhar

    Acho que no futuro blog ainda vai continuar ter o seu valor porem acho que as medias socias irao cada vez mais caminhar justas. Isto e, atualizacoes cada vez mais dinamicas entre os sites. O que voce atualiza em algum lugar vai direto para muitos lugares ao mesmo tempo … Abracos,
    Brady
    http://webdinheiroganhar.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s