Que a publicidade é invasiva (e, na web, muito mais do que em qualquer outra mídia), a gente já sabia.
O que dizer quando anunciantes se apropriam de conteúdo jornalístico (ou do nome de um jornalista) para promover sua marca?
Aconteceu com Juca Kfouri nesta semana (como mostra a imagem acima).
Surpreendido pelo golpe baixo, Juca conseguiu que o UOL retirasse o banner da página e promete tomar medidas legais contra a Esso, que avançou todos os sinais possíveis.
A empresa criou, com o sugestivo nome de “Posto de Posts“, uma espécie de fábrica de textos para blogueiros-jabazeiros e sem criatividade ou palavras que, em troca da exibição da marca em suas páginas, recebem “inspirações” para novos posts.
O desastrado banner de divulgação da promoção dizia que, apesar não de serem ácidos, perspicazes e inteligentes como Juca Kfouri, as pessoas poderiam ter um blog “tão bom quanto o dele” simplesmente acessando a tal fábrica de posts.
Uma bobagem sem tamanho.
Uma ideia pífia merecia uma estratégia pífia de divulgação. E terminar nos tribunais por se apropriar do que não devia.
ATUALIZAÇÃO: A Esso pediu desculpas a Juca Kfouri pela trapalhada, e o jornalista desistiu da ação legal.
quejm é https://webmanario.wordpress.com pra dizer algo? Anúncios “snap shots” ridículos e invasivos e ainda critica as publicidade na internet dizendo que é a pior mídia nesse sentido… Esse blog deveria olhar para si mesmo antes de criticar isso.
Michael,
Este blog não possui publicidade alguma. Se há publicidade relacionada, trata-se de imposição do WordPress. Mas nunca verifiquei nada nesse sentido. Ao que me consta, o snap shot lhe oferece um serviço, o preview da página a ser visitada. Ou não?
Isso um.
A crítica, mesmo, diz respeito à absurda apropriação do nome de um jornalista para vender um produto. Algo inaceitável.
Ah, e Webmanario sou eu, Alec Duarte.
abs
Esse Michel aí de cima deve ser da IDTBWA, agência responsável pelo tiro no pé. A propósito, o site deles é bem criativo: http://www.semsite.net, convidando o uso da internet de forma inteligente…
André,
Pois é, não entendi bem os tiros que levei, mas as pessoas têm todo o direito. Agora, eu sou amigo da publicidade. Da publicidade honesta, bem entendido. Canso de dar bons exemplos e ideias produzidas por nossos colegas nesse ramo como inspirações para nossa profissão. Fora que o snapshot pode ser desabilitado pelo usuário, né? Enfim…
abs
Lhe convido para ler as duas publicações que edito:
JORNAL AFOGANDO O GANSO/ http://afogandooganso.blogspot.com – Jornalístico, informativo, sarcástico, debochado, verdadeiro e interativo.
RIO ENTERTAINMENT/ http://jafogandooganso.wordpress.com – Um espaço dedicado ao Rio de Janeiro, com seu lazer, cultura, turismo e entretenimento.
Leia e vamos interagir…
Grato.
Guará,
Não acho ser a melhor maneira de divulgar conteúdo, mas prometo dar uma passada por lá.
abs
Pingback: Um ano em dez posts. Feliz 2010! « Webmanario