Por que os jornalistas merecem ganhar tão mal?

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recomenda à categoria que aprove o consentimento à proposta de 5,45% de reajuste oferecida pelos patrões _trata-se de reposição da inflação, apenas e então somente.

O problema é que o piso muitas vezes é o teto. E também é burlado, como é frequente no jornalismo on-line com a contratação de “assessores técnicos” com salário inicial ainda mais baixo.

Hoje as urnas de um plebiscito comandado pela entidade percorrem mais redações da cidade. A adesão à proposta significa elevar para R$ 2.900 e pouco o piso para sete horas de jornada da profissão.

Imediatamente me lembro do texto de Duílio Ferronato, arquiteto com boas incursões no jornalismo e assustado com o que se paga para os jornalistas _muitas vezes, nada.

E na sequência remeto-me aos pensamentos de Robert G. Picard na já clássica “Por que os jornalistas merecem ganhar mal“.

Se for pra ficar nesse estado de coisas, não sairemos disso.

4 Respostas para “Por que os jornalistas merecem ganhar tão mal?

  1. É brincadeira… e aqui em SC, nosso piso é de R$ 1.200 pra 5 horas. Engraçado é jornalista com mais de cinco anos de empresa ganhar a mesma coisa que um foca… se fizesse faxina, ganharia mais!

  2. E tem coisa pior Lívia, justo no seu estado. A Cloaca News denunciou que a RBS tentou por um casal pra trabalhar na Oktoberfest como jornalistas pagando-os somente com comida:

    http://cloacanews.blogspot.com/2009/10/justica-impede-rbs-de-explorar-trabalho.html

    • Mas Te, vem cá: o casal aceitou a tarefa? Quem tem mais culpa nesse caso? Eu acho que nós aceitamos condições escravagistas e depois botamos a culpa nas empresas. É por isso que o jornalismo ainda não é uma categoria…

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s