Banner on-line completa 15 anos hoje

Hoje o banner publicitário na internet completa 15 anos. Em 27 de outubro de 1994, o site HotWired (a primeira revista web da história, fundada em 1994) criou o formato, cobrando US$ 60 mil (os valores são da época) da AT&T por 24 semanas de exibição.

No início, a novidade provocou problemas hoje inimagináveis. Claro, boa parte dos potenciais anunciantes nem sequer possuía um site. Logo, linkar pra onde o banner? Alguns optaram por sites ainda em construção, estratégia certamente catastrófica.

Saudado como a grande possibilidade de monetização das operações digitais, o banner ainda persiste, hoje sem carregar o peso dessa (falsa) responsabilidade.   Pudera: Jakob Nielsen, mestre da usabilidade, comprovou em suas pesquisas que o usuário simplesmente ignora essas mensagens publicitárias _tudo que está fora do campo de visão do padrão f é como se não existisse.

Amado e odiado, o banner veio pra ficar? Não responda ainda: a publicidade on-line também evoluiu. E está descobrindo maneiras mais efetivas de chamar a sua atenção.

6 Respostas para “Banner on-line completa 15 anos hoje

  1. Maneiras efetivas e algumas desagradáveis. Nada mais chato do que aquela publicidade que pula na tela e você precisa achar o “fechar” minúsculo, pra sumir com ela.

  2. Concordo com a Júlia, e nos jornais grandes na Internet é o que mais se vê isso.
    Tem que ver a usabilidade e a navegabilidade também!
    Abraços!

  3. Nossa, como passa rápido. Ainda estamos começando nesta era da informação e com os consumidores com voz ativa. Curioso para ver onde isso vai chegar, pois parar ou retroceder, jamais! O caminho vai ser, ao meu ver, uma conversa e uma produção, de ambos os lados, entre marcas e prosumers, nas mídias sociais.
    @idegasperi

  4. Alecduarte,

    ex plateia é bom também 🙂 Criaram até o termo que usei ali, prosumers, consumidores que produzem conteúdo. A comunicação está numa nova fase…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s