Socorro, frente parlamentar defende volta do diploma de jornalismo

Estou me perguntando aqui qual a contrapartida que 184 deputados e 12 senadores receberão por compor a tal frente parlamentar em defesa da exigência do diploma de jornalismo para o registro profissional.

Pior, o grupo diz ter a capacidade de propor uma “lei de transição” entre o vazio com a acertada decisão do STF (o ruim é o vazio, a imprensa sem lei) e o modelo que desejam impor, o da volta da reserva de mercado, do pedaço de papel como passe para exercer a profissão _um curral inaceitável.

Tem gente de todos os partidos na jogada, o que é excelente (economiza saliva em qualquer discussão de botequim).

A universidade, enfim, deu um passo adiante e sugeriu mudanças efetivas nos cursos de graduação e posteriores. Afinal, caiu o diploma, não a profissão e, menos ainda, a formação.

Deixemos deputados e senadores pra lá.

8 Respostas para “Socorro, frente parlamentar defende volta do diploma de jornalismo

  1. Querem voltar o filme pra quê, me pergunto. A mudança no modelo de produção e divulgação de notícias e um caminho sem volta, uma pena os jornalistas (e essa penca de deputados) não entenderem isso.

  2. Isso não dará em nada. Conversa fiada para ganhar espaço em jornalecos e alimentar a ilusão de meia dúzia de votos. Só tem retardado indo nessa conversa fiada. Além de um poder não poder se meter nas decisões de outro, eu pergunto: onde estava o Congresso entre a constituição democrática de 88 e a contestação formal do diploma nos tribunais em 2003? 15 anos! Nada foi feito! Cambada.

  3. Confesso que não entendi onde querem chegar!
    Vai saber!

  4. vejo que a opinião das pessoas que são contra o diploma são carregadas de ódio e fustrações, isso reflete a insegurança da certa volta do diploma. e voltará não porque os políticos querem, é porque a sociedade brasileira não aceitou o fim desta formação por meio de um curso superior específico na área.

  5. João e pessoal!
    Eu sou a favor de restituição ao diploma sim senhor, e é realmente frustrante você ter que se adequar a um modelo de estudo e qualificação, pagar uma faculdade ou não, mesmo assim estudar 4 anos, pra depois, além de só ter voz nos grandes veículos, ainda ter que ver um monte de semi-analfabeto se acotovelando pra assinar carteira de trab como jornalista.. Se você só quer a sociedade mais cega, surda e omissa, problema seu.
    É muito facil reclamar de política e ignorá-la. Tem lá no meu blog o email de tds os ministros e de seus chefes de gabinetes, eles não são oráculos, são pessoas e que muitas vezes só faze o que querem porque não sentem a reprovação dos cidadãos.
    Muitas vezes é a omissão que tira nosso chão, e não a perda de uma profissionalização..

    Não é revolta, não é ódio, é simplesmente, um manifesto!
    Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s