Enquanto o mundo assiste, atônito, à disputa pelo poder em Honduras (com direito a um fato novo, o regresso do presidente deposto e agora aboletado na embaixada brasileira), a produtora multimídia Tracy Boyer acaba de concluir o documentário “Honduras and the Hidden Hunger“.
O trabalho trata de um projeto transnacional para amenizar a desnutrição infantil no país da América Central, apontado pelo Banco Mundial como o terceiro mais pobre da região.
Leia mais notícias sobre a situação política em Honduras
Boyer conta que filmava em Honduras quando ocorreu o golpe que depôs Manuel Zelaya e, a partir daí, teve inúmeras dificuldades, principalmente por causa dos apagões frequentes e duradouros de energia, que comprometeram a autonomia de seus equipamentos de filmagem.
Isso sem contar as dificuldades naturais de um trabalho que envolve o registro de sofrimento, dor e angústia. Muito pesado.
A reportagem multimídia, nota-se, não tem a apresentação glamourosa de outros trabalhos do gênero (e, também diferentemente deles, valoriza o texto). Tem problemas de edição, design, áudio e programação.
Mas serve para a gente lembrar que sempre há um povo por trás de disputas políticas.
Realmente importante salientar que nessa história toda, o povo hondurenho fica a mercê de correntes políticas antagônicas e que não se importam como está sendo tratado.
Impressionante como ainda possa ocorrer histórias como essa em pleno século XXI.
Com certeza, na ganância pelo poder e prestígio se esquece de um povo que faz aquele país.
Abraços!
Hi, thanks for featuring my site.
“Tem problemas de edição, design, áudio e programação.”
Could you please tell me more about the technical problems? Hopefully I can fix them. Email me if you prefer!