A maior contribuição ao jornalismo visual completa 8 anos

msnbc

A representação visual de informação jornalística nunca mais foi a mesma depois deste trabalho da MSNBC publicado apenas cinco dias depois dos ataques de 11 de setembro, em 2001.

Foi a primeira vez que um veículo on-line utilizou o recurso do slide show (e também de áudio) para contar uma história. O infográfico animado acabou se tornando o divisor de águas entre o que era e o que passou a ser feito pelo jornalismo na internet.

Olhando assim ele pode até parecer meio tosco _e era. Tem dificuldades de navegação e recursos limitadíssimos. Mas lembre-se: estávamos em 2001, praticamente na pré-história da internet.

O que era simples acabou entrando para a história do jornalismo visual e das novas narrativas jornalísticas.

9 Respostas para “A maior contribuição ao jornalismo visual completa 8 anos

  1. Acho nada foi igual depois de 11 de setembro. Lembro que estava na redação e pela primeira vez, meu impulso foi correr para o computador – apesar de estar vendo na televisão o momento do choque do segundo avião. Tudo congestionado, nada funcionava. Era mais uma prova que algo muito grave estava acontecendo. O jornalismo inteiro mudou depois da data. Parabéns pelo post. Abs, Cris Dissat

    • Olá, Cris, tudo bom?

      Todo mundo lembra o que estava fazendo naquela hora, né? Eu tava dormindo e nem dei bola. Só depois, quando fui almoçar com um colega, é que fiquei sabendo direito (é bom ser frila às vezes, né? rs)

      Sobre a peça visual da MSNBC, ela foi levada ao ar no dia 16 de setembro e também surpreendeu o mundo. Como assim, som, slides?

      Parabéns pra eles tb, né?

      abs

  2. Oi Ale, realmente. Acho que a imprensa aprendeu e se superou naquele dia e nos que se seguiram. Cada qual dentro da sua proposta e com ideias fantásticas. Realmente, parabéns a todos… Abs, Cris

  3. Muito bom! Lembro-me que a UFMG estava em greve desde o mês de Agosto de 2001 e eu tinha iniciado o segundo período de biblioteconomia.
    Acordei e fui no quarto da minha mãe que estava vendo tv e perguntei “Que filme é esse?”, e ela me disse: “Não é filme, tá acontecendo lá nos EUA”.
    Fiquei pasma!
    Mas o mundo e nenhum setor informacional foi mais o mesmo. Lembro-me de falarem que os terroristas fizeram toda a pesquisa na biblioteca pública de Nova York, isso deu pano pra discussão na minha área na época.
    Ótimo post!
    Abraços!

  4. Talvez não a primeira, mas a mais emblemática. Um divisor de águas, diria.

    • André,

      Se lembrar de outros exemplos, e anteriores a esse, por favor, me avise. Importante a gente reconstituir o que estávamos fazendo tempos atrás.

      abs

  5. Pingback: Um ano em dez posts. Feliz 2010! « Webmanario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s