A representação visual de informação jornalística nunca mais foi a mesma depois deste trabalho da MSNBC publicado apenas cinco dias depois dos ataques de 11 de setembro, em 2001.
Foi a primeira vez que um veículo on-line utilizou o recurso do slide show (e também de áudio) para contar uma história. O infográfico animado acabou se tornando o divisor de águas entre o que era e o que passou a ser feito pelo jornalismo na internet.
Olhando assim ele pode até parecer meio tosco _e era. Tem dificuldades de navegação e recursos limitadíssimos. Mas lembre-se: estávamos em 2001, praticamente na pré-história da internet.
O que era simples acabou entrando para a história do jornalismo visual e das novas narrativas jornalísticas.
indubitavelmente…
Acho nada foi igual depois de 11 de setembro. Lembro que estava na redação e pela primeira vez, meu impulso foi correr para o computador – apesar de estar vendo na televisão o momento do choque do segundo avião. Tudo congestionado, nada funcionava. Era mais uma prova que algo muito grave estava acontecendo. O jornalismo inteiro mudou depois da data. Parabéns pelo post. Abs, Cris Dissat
Olá, Cris, tudo bom?
Todo mundo lembra o que estava fazendo naquela hora, né? Eu tava dormindo e nem dei bola. Só depois, quando fui almoçar com um colega, é que fiquei sabendo direito (é bom ser frila às vezes, né? rs)
Sobre a peça visual da MSNBC, ela foi levada ao ar no dia 16 de setembro e também surpreendeu o mundo. Como assim, som, slides?
Parabéns pra eles tb, né?
abs
Oi Ale, realmente. Acho que a imprensa aprendeu e se superou naquele dia e nos que se seguiram. Cada qual dentro da sua proposta e com ideias fantásticas. Realmente, parabéns a todos… Abs, Cris
Muito bom! Lembro-me que a UFMG estava em greve desde o mês de Agosto de 2001 e eu tinha iniciado o segundo período de biblioteconomia.
Acordei e fui no quarto da minha mãe que estava vendo tv e perguntei “Que filme é esse?”, e ela me disse: “Não é filme, tá acontecendo lá nos EUA”.
Fiquei pasma!
Mas o mundo e nenhum setor informacional foi mais o mesmo. Lembro-me de falarem que os terroristas fizeram toda a pesquisa na biblioteca pública de Nova York, isso deu pano pra discussão na minha área na época.
Ótimo post!
Abraços!
Letícia,
A frase ‘Que filme é esse?’ é absolutamente sensacional.
Pois foi exatamente essa a sensação.
abs
Talvez não a primeira, mas a mais emblemática. Um divisor de águas, diria.
André,
Se lembrar de outros exemplos, e anteriores a esse, por favor, me avise. Importante a gente reconstituir o que estávamos fazendo tempos atrás.
abs
Pingback: Um ano em dez posts. Feliz 2010! « Webmanario