Percepções sobre o jornalismo on-line: o Manifesto Internet

Já foi traduzido para o português (e outros sete idiomas) o trabalho de 15 blogueiros alemães que se transformou no “Manifesto Internet“, uma lista de 17 percepções sobre o funcionamento do jornalismo on-line hoje e a plataforma que o acolheu.

Vale a penar perder um tepinho lendo o receituário. Não é uma bobagem com recomendações de autoajuda para você tirar seu veículo (e seu trabalho) da crise.

São, como eu disse, boas percepções sobre o que a internet fez com o jornalismo _e o que o jornalismo pode fazer com ela.

Eu gosto muito do item 16: “A qualidade permanece como a mais importante das qualidades”.

É isso que a gente não pode perder de vista.

2 Respostas para “Percepções sobre o jornalismo on-line: o Manifesto Internet

  1. Ontem estávamos discutindo no trabalho as vantagens e desvantagens da internet. Todos concordamos que muito mais ganhamos do que perdemos no mundo da informação, conexões e afins, mas também concordamos que temos que ter um filtro incrível… A quantidade de absurdos publicados e a velocidade de propagação que tantos tomam como verdade é perigosa. Tem um post no Novo em Folha hoje que também achei interessante: “Se não checamos, viramos palhaços”, todos usuários deveriam ter isso como um outdoor mental luminoso, não só os jornalistas não…

    • Juliana,

      Por isso que os principais preceitos do jornalismo não caíram com a mudança de plataforma. Informação de qualidade, checada e rechecada, ainda é a moeda mais valiosa do nosso trabalho, mesmo transposto para o on-line. O post do Novo em Folha, de fato bastante útil e interessante, é este aqui.

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s