Blog revela o offline de um produto on-line

Contar o que acontece offline numa redação on-line. É esta a proposta de Darío Gallo, editor geral da página na web do Perfil, um dos grandes jornais argentinos, no blog Redacción Abierta.

Além de revelar as agruras nossas de cada dia nesta difícil tarefa de comunicar 24 horas por dia, sete dias por semana, Gallo _que é um veterano jornalista do meio impresso_ também faz excelentes reflexões.

Como esta: o que acontece quando o papel leva um furo de um meio digital? Ele é transparente ao recuperar o assunto para seu público? Qual o timing que o leva a entrar numa história inicialmente publicada pelo jornalismo on-line?

Perguntas que, sabemos, aqui no Brasil têm respostas bem desagradáveis _minha conclusão pessoal é que os meios digitais ainda são tratados como menores pelo jornalismo impresso, o que é um erro crasso. Conheço até um editor que usa, com frequência, a expressão “isso é notícia de internet”.

Ora, é notícia ou não é notícia? A plataforma não tem nada a ver com isso…

Uma resposta para “Blog revela o offline de um produto on-line

  1. Concordo com você! Pois a minha área (ciência da informação) já trata o objeto de estudo – a informação – independente do suporte – papel – digital e por aí vai, há bastante tempo. O importante é o conteúdo e realmente não a plataforma como você disse.
    Em tempos de convergência de mídias é um erro grosseiro.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s