Matemática prevê como, onde e em que velocidade uma mensagem é propagada

A IBM bancou um caríssimo estudo acadêmico estatístico-matemático cuja finalidade é descrever o processo de transmissão de informação em redes sociais.Isso vale para notícia, insight, fofoca.

O resultado é uma joia, sob qualquer ponto de vista, pois permite determinar as principais características que controlam que tipo de mensagem é propagada, por quais grupos e em que velocidade.

Para tal, Jose Luis Iribarren (um dos gerentes da IBM) facilitou dados e hábitos de 31 mil consumidores da companhia. O matemático Esteban Moro, da Universidade Carlos III, coordenou a tabulação. É a primeira vez que dados reais de propagação de informação são organizados mediante modelos matemáticos.

Pena que surgiu do marketing a demanda: o interesse da IBM é saber como distribuir melhor informação comercial entre seus clientes (diga-se, bem suscetíveis a virais). Aplicada ao jornalismo, a fórmula matemática pode ser um potencial agregador de audiência.

Bom saber que a matemática, essa (por mim) ignorada, tem algo a acrescentar nestes tempos de mudança.

3 Respostas para “Matemática prevê como, onde e em que velocidade uma mensagem é propagada

  1. A fórmula matemática da informação criada nos anos 50 pode ter sido o insumo para esse estudo.
    Na época, a demanda foi da engenharia. Um importante estudo que agregará no caso do jornalismo como você citou a questão da audiência, já para a minha área – Ciência da Informação – pode agregar o que tentou a fórmula matemática de Shannon e Weaver, o fluxo informacional, no nosso caso não preocupa-se diretamente com a audiência mas podemos estudar por exemplo, o impacto dessas informações em uma dada comunidade, por exemplo.
    Interessante mesmo!
    Abraços!

    • Não é? É interessante demais especialmente pelo caráter de poder prever determinados comportamentos dentro da sociedade em rede. Vou ter acesso ao estudo completo em breve para tirar conclusões melhores.

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s