Clarín vai à Justiça contra blog que o criticava

Maior jornal impresso da Argentina (e uma referência mundial, ao menos gráfica, de página na web), o Clarín foi à Justiça para encerrar as atividades do blog jornalístico Que te Pasa, Clarín?, que analisava as edições diárias do veículo sob um ponto de vista bastante crítico.

O argumento de que o blog violava direitos autorais (Clarín é uma marca registrada e não pode ser usada por terceiros) convenceu o juiz de primeira instância, mas é evidente que intenção aqui foi fazer cessar o quanto antes a incômoda oposição.

O Que te Pasa, Clarín? (referência a uma famosa frase do ex-presidente Nestor Kirchner), que funcionou por pouco mais de três meses, foi condenado a uma multa diária caso continuasse no ar. O resultado é um aviso na home do site contando a agrura jurídica _e mais nenhum conteúdo (com o cache do Google, é possível navegar pelo que foi o site um dia). Vale lembrar que o povo por trás do blog argentino inclui vários jornalistas veteranos com passagem pelo próprio Clarín.

Isso me fez lembrar o Brasil e o recente fechamento do coletivo Nova Corja. E pelo mesmo motivo: incapacidade de se defender, nos tribunais, de processos judiciais.

A conclusão lógica: a diferença entre mainstream e jornalismo independente é o departamento jurídico.

2 Respostas para “Clarín vai à Justiça contra blog que o criticava

  1. O pior é que o raciocínio não serve apenas para aplicar ao jornalismo amador, mas também ao jornalismo em pequenas cidades. Não faltam casos de jornais locais fechados por conta de processos movidos por oligarcas.

    • É verdade, Träsel.

      Estão expostas às durezas da lei todas estas microestruturas, mas notadamente as iniciativas amadoras e dispersas, porque essas nem advogados possuem _o que, não creio, seja o caso de uma editora jornalística, ainda que pequena, no interior.

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s