Por que Coca-Cola vende mais que Pepsi?

ATUALIZAÇÃO: Infográfico imperdível sobre história e evolução das marcas, com muitos dados, vídeos históricos etc.

Não tem exatamente a ver com jornalismo, mas sim tudo a ver com construção e manutenção de marca _uma necessidade dos tempos da conversação proporcionada pela internet.

Repare na evolução das logomarcas de Coca-Cola e Pepsi desde 1885.

Marca não é só um logotipo. Representa coerência e unidade.

Trocar de identificação visual como quem troca de roupa não é, positivamente, a melhor estratégia para quem tenta posicionar o seu produto num ambiente altamente competitivo (como o mercado de refrigerantes, por exemplo).

Passa a impressão também de que se está mudando o conceito. E, à exceção das vezes em que isso é absolutamente necessário por imposição comercial, transmite uma sensação de desorientação.

Trazendo a discussão para o nosso meio: mudanças são sempre bem-vindas, mas elas precisam acontecer de forma consoante às necessidades e à solicitação do público (no nosso caso, a ex-plateia, a audiência). Às vezes, como no caso da Cola mais famosa, não foi necessário nem mudar (fórmula secreta incluída).

Percebe-se, especialmente na web, onde as coisas são bem mais dinâmicas, uma sanha de redesenhos de páginas que muitas vezes não levam em consideração a opinião dos usuários e, mais grave, a adequação das reformas à usabilidade (aquele bem que fazemos a quem deseja acessar o nosso conteúdo).

Na Índia, por exemplo, nada menos do que quatro veículos on-line mudaram aparência e apresentação de seus sites nas últimas três semanas. Nos EUA, a NPR (conglomerado público de comunicação) também se repaginou. Resolve?

Não sei. No mundo ideal, a disposição dos conteúdos informativos são personalizados pelo usuário. Ou seja: nestes casos, pouco importa a vontade de mudar apenas por mudar que, muitas vezes, norteia redesenhos de sites. Os conteúdos que serão expostos, na ordem e tempo que serão expostos,  dependem em boa medida de quem os consome.

No final das contas, o cliente sempre tem razão: é ele quem decide se toma Pepsi ou Coca.

 

15 Respostas para “Por que Coca-Cola vende mais que Pepsi?

  1. Eu tomo sempre Coca, seja light ou zero. Agora, a cada mudança da Pepsi ou novo produto, eu experimento. Mas retorno. Coca é como os meus jornais e sites preferidos: navego por muitos, mas são poucos aos quais sou fiel.

    • Lise,

      É curioso como a mudança, ainda que cosmética, de fato atrai público não usual. A questão é saber por quanto tempo ele aguenta beber refrigerante ruim.

  2. NO EUA A PEPSI É A MAIS VENDIDA.
    NO BRASIL A COCA-COLA É MAIS VENDIDA.

    EU TOMO PEPSI.SO O BRASIL MESMO PARA SER INFERIOR ATE NISSO.

  3. O fato é que a Coca-Cola é o refrigerante mais vendido no mundo e uma das maiores empresas em valor de mercado, deixando a Pepsi bem atrás. Pepsi esteve brevemente na liderança de consumo de refrigerante de Cola em algumas regiões, o que não mais acontece.

    Bebo às vezes Pepsi limão, mas sou fiel a Coca-Cola. Essa briga “das Colas” é até boa, concorrência, variedade… Enfim, gosto é gosto.

    • Rafael,

      No próprio Rio Grande do Sul, onde nasci, a Pepsi dominou nos anos 60 a 80 (assim como a Teen, que em SP era dominado pela Fanta Limão).

      abs

    • Em se tratando de PepsiCo, grupo da Pepsi, dona de todas as cervejas praticamente do planeta terra, AmBev e imbev, a coca cola não chega nem nos pés desse poderio.

      Além disso, no biscoito os caras mandam.
      Quem manda nos estados unidos é a Pepsi.

  4. voces são desinformados desde de 2006 a PEPSI fatura mais dinehiro que a COCA Antas

    POR CAUSA DAS ELMA CHIPS E RUFLES QUE SÃO PRODUTOS PEPSICO

  5. Eu prefiro a Pepsi que a Coca, a Pepsi e mais suave e tem gosto mais acentuado, a Coca e gas a açucar puro…

  6. DESCULPA SE A PEPSI É A MELHOR BEBIDA DE TODOS E É PRODUZIDA PELA MAIOR COMPANHIA DE BEBIDAS DO MUNDO AMBEV DESCULPA DIZER PRA QM TOMA COCA COLA MAS O SONHO DE VCS VAUM AKBAR POR Q ATÉ A COCA VAI SER DA AMBEV E VAI TUDO VIRAR PEPSI SUAHSUAUSHUAHSUAHSUHAUSHUASUHAH

  7. Na minha opinião, dizer que a pepsi é mais gostosa que a coca-cola é o mesmo que dizer que o corinthians é time; lixo!! Imagino que a pepsi deve ser feita com couro velho de botina usada passada no c*** com um toque de erva mastruz, tem que ter estômago para não gorfar!

  8. todos sabem que a pepsi e a melhor ,e a coca cola mesmo sendo uma marca satanica,nao se compara a pepsi por tanto chegamos a uma so conclusão ,q a pepsi e a melhor…..nao tem nem comparaçao,a coca cola tem muitos admiradores apenas pq usa droga na sua composiça,logo os que tomam a mesma nao passam de viciados e so a tomam por precisar pelo fato do vicio nao por apreciar o sabor que e o caso da pepsi, ou seja pessoas que tomam coca cola com muita frequencia acabam viciados…por isso pepsi eh melhor ,ela e puro sabor ,e um refrigerante de verdade e assim ,nao uma marca satanica que usa droga em sua composição para vender mais ..ok…^^

  9. ouvi muitos comentarios mas por favor amigos sem duvida a coca cola é muito melhor pois perguntem as pessoas que convivem com vcs para saber essa coca cola nao tem nada igual é bom de mais desculpem a franquesa mas é isso mesmo.um abraço a todos

  10. As pessoas são desinformadas
    A PepsiCo é um gigante do lado da ano coca cola.
    Sardinhas, biscoitos , biscoitos e cervejas.

    A PepsiCo, é dona de todas as cervejas praticamente no mundo.
    Ambev e Imbev.
    Que depois da água, o líquido mais consumido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s