A notícia sou eu

O episódio da demissão de Vanderlei Luxemburgo do Palmeiras mais uma vez exibiu um aspecto importante do avanço tecnológico que provocou mudanças profundas no exercício do jornalismo.

É, talvez, a principal consequência da era da conversação e da publicação pessoal: cada cidadão possui, agora, sua própria imprensa. E pode se dirigir ao público sem a necessidade de utilizar a imprensa como filtro dos acontecimentos.

Foi assim com o ex-treinador do Palmeiras: à 0h44 de sexta para sábado, ele decidiu tornar a dispensa pública num canal pessoal (no caso, seu blog) _pouco depois, recorreu também ao microblog para dar a mesma informação.

A partir daí, foi a imprensa, vendida, quem saiu correndo atrás da bombástica informação.

Só para se lembrar que hoje não possui mais o monopólio sobre a notícia.

2 Respostas para “A notícia sou eu

  1. Alec,

    Muito bem notado.

    E, em épocas de questionamento de diploma, isso só revela que o futuro do jornalismo é cada vez mais retornar à sua origem: apuração, análise e confronto de dados, fatos e versões.

    Porque no blog do Luxemburgo eu só vejo a versão dele. Mas em um noticiário (desculpe, não usei a palavra “jornal” por ela remeter demais ao papel) posso e devo ver a versão de Luxemburgo em contraste com outras.
    Isso software nenhum faz (ainda, talvez).

    E é exatamente por isso, pela importância que o estudo e a prática do jornalismo no contexto da comunicação social, que acredito na profissão e no curso superior.

    Abraço,

    Madu

    • Madu,

      Concordo integralmente. Assim que Luxemburgo postou a notícia, qual foi nossa reação, a da imprensa profissional? Procurar (acordar, na verdade) dirigentes do Palmeiras que confirmassem a reunião e a demissão. E daí sim escrever uma matéria.

      Sobre o ensino do jornalismo, claro: tb vejo um futuro brilhante pra profissão. Ensinar a cruzar dados e versões, mostrar como se liga os pontos, enfim, discutir técnica… isso não surge do nada, nem creio q surgirá.

      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s