A arte de enganar os outros

Engraçado _e absolutamente correto_ como o jornalismo caga e anda para esse mundinho da publicidade.

Brasileiros ganharam o Leão de Ouro em Cannes, como sempre (e são vários desde que me conheço por gente), e não se nota nos jornalões uma cobertura consistente da atividade de dourar a pílula _sim, publicidade é o oposto do que eu sempre quis fazer, e creio hoje fazer.

Pra mim, publicidade é tudo aquilo que aparece pra roubar espaço e tempo, utilizando mentiras e estratégias de enganação mil.

Impossível não lembrar do filme  “A Primeira Página“, quando o experiente repórter casa com a filha do dono da bem-sucedida agência de publicidade e muda de lado. “Vai lá fazer poeminhas pra lingerie e sabonete, seu maricas”, provocam os colegas na redação.

Quando ganhamos um Leão de Ouro, significa que fomos melhores na arte de engabelar alguém.

Já que há de engabelar (seria ridículo discursar contra a publicidade e seus métodos), ninguém segura esse país.

ATUALIZAÇÃO: Sérgio Lüdtke, no Interatores, analisa publicidade e jornalismo por outro ângulo, bem menos severo do que o meu. Muito interessante.

9 Respostas para “A arte de enganar os outros

  1. As escolas de comunicação estão a ensinar publicidade redacional (chamam de assessoria de imprensa e juram que é jornalismo) e ninguém diz nada. No interior, nem se pode mais diferenciar um jornal do seu concorrente. Todo mundo copia e cola sem dó do leitor… isso não é roubo? Afinal, não compro o maldito jornal porque quero saber o que as pessoas que trabalham lá escreveram? E quando nada é escrito nas redações, elas existem para quê? Alec, acho que a publicidade não tem se comportado tão desonestamente assim… Sugestão de última hora: suicídio coletivo.

    • Everton,

      Vc disse várias coisas importantes. Primeiro essa, de que cada jornal tem de fazer o seu jornal, com sua interpretação, com seus diferenciais. É por isso que é importante não ficar ao sabor dos acontecimentos. Pouca coisa, no dia a dia, é digna de registro. O material tem ser imposto e avançar sobre o noticiário. E, claro, conteúdo próprio. Principalmente.

      Mais: o ensino de técnicas de assessoria de imprensa nas faculdades de jornalismo. Errado, é tarefa de relações públicas. Nem deveria ser debatido.

      Finalmente, a publicidade: talvez vc tenha razão e ela esteja menos desonesta. Menos…

  2. Você viu o Estadão de hoje? Eles fizeram uma matéria grande sobre o Leão na última página de Economia, têm especial na internet e publicaram pelo menos dois anúncios parabenizando agências vencedoras.
    Abs!

    • Vizeu,

      De fato, o Estadão é um caso à parte. Farei um mea-culpa, mas o jornal tradicionalmente cobre muito bem publicidade. Por interesse estratégico, claro.

      abs

  3. Eu vejo de outra forma, acho que os grandes jornais manipulam o repórter, porque a criatividade utilizada na reportagem é recortada dentro dos padrões do dono, então grandes matérias podem ficar iguais aos concorrentes, porque são editadas demais, o importante é ter o anúncio do carro novo na página inteira.
    Se existissem mais opções de jornais voltados para comunidades e que tivessem boa venda, poderiam usar de publicidade mais discreta e sobreviver bem sem ter que seguir tantas normas estabelecidas pelos grandes jornais.
    Ainda acho que o problema hoje tanto na publicidade quanto no jornalismo é a falta de jornais menores.
    Não sei se fugi da questão, mas a falta de redações menos exigentes padroniza o jeito de se fazer comunicação, seja publicitária ou informativa.
    Abs

  4. eu quero um msn faf para mim e amanha 2 horas me da um toque chama eu pelo computador mais nao entra

  5. sddurv8r8g8t8v8t88g9t9g9t9gt9g9t9giririrfurujdfjkerkfioriofif9t9rt9f9t9f89r8v8uff9rigtiiofiirf8fufufufu7gugtugugtugugutubvutubitifitigigtighuiy8gubuiiub8t78tufyuf7rcvurfyfyfuyvhfgudivfjuvuvuvgujbuiguivuibughuguvjicvuxolels]~s[´w=´z~ep´foyibiufvgjfjfjssxçep´flrpfçproclofikiiff00g-gog0t006504-3-3=2=-4-59686lyhbky

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s