O jornal vai dormir internet, a internet acorda jornal

“O jornal vai dormir internet; a internet acorda jornal”. A frase é recorrente em meus cursos de jornalismo on-line, e a cada dia tem se mostrado mais verdadeira.

O jornal dorme internet porque absorve naturalmente, durante o dia, hardnews e features publicadas pelos veículos on-line. Ao mesmo tempo, estes ainda não sabem como movimentar suas capas nas primeiras horas da manhã sem beber nas páginas dos impressos e suas investigações exclusivas.

Já houve quem disse (e fico devendo esses insights, os acharei) que, se subitamente o jornalismo impresso acabasse hoje, portais e sites de notícias teriam graves dificuldades em mudar suas capas pela manhã até que, e ao sabor dos acontecimentos, alguma coisa acontecesse.

A blogosfera, então, perderia boa parte de sua munição _repare como, via de regra, o que estimulam posts e comentários são textos publicados em produtos em papel.

É claro que tudo isso, além de polêmico, carece de comprovação científica. Eu creio, vejamos mais para a frente como demonstro.

Jornalismo é jornalismo, não importa a plataforma. É por isso que on-line e papel têm de se complementar de fato. Entendendo o melhor de cada _e oficializando o que já acontece na prática.

Leia também: Aconteceu ontem: análise e opinião resolvem?

Como avançar sem desinformar

Alguns escritos sobre o estado do jornal impresso

Nada mais desatualizado do que o jornal de hoje

Opine: um jornal precisa de manchete todos os dias?

4 Respostas para “O jornal vai dormir internet, a internet acorda jornal

  1. Alec,

    Note que os sites não recuperam o hardnews, apenas o material especial/exclusivo. Hoje não conseguimos fazer isso. O desafio de quem faz jornalismo na internet é escapar do turbilhão diário e ter uma estratégia própria. A grosso modo, jornal pauta, e site é pautado.

    • Rodrigo,

      É verdade, até porque o hardnews, em boa medida, já foi coberto pelos sites no dia anterior. Porém a questão da entrega do produto jornalístico, para mim, independe de plataforma. Logo, ainda não entendi qual o entrave para produção própria na internet que paute, de fato, os jornais. O que existe hoje não é pauta, apenas ambos cobrem os mesmos assuntos com um delay (no caso do jornal impresso) insuperável.

      abs

  2. Pingback: Reiventar o jornalismo ou o jornalista? « Webmanario

  3. Pingback: Recauchutada, velha mídia triunfa em relatório sobre o estado do jornalismo « Webmanario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s