O atestado de óbito da Gazeta Mercantil

O atestado de óbito da Gazeta Mercantil, que encerrou hoje uma trajetória de 89 anos, saiu na página 13 da última edição (e que eu reproduzo, absolutamente ‘sic’, abaixo).

O jornal fecha, ressalte-se, por uma querela jurídica. Nada a ver, portanto, com a crise global do jornalismo impresso _inclusive porque são justamente os países emergentes (pode chamar de Brics) que ainda mantêm os dados de circulação no azul.

Mais notícias sobre o fim da Gazeta Mercantil

Sobre a querela, que envolve a CBM (Companhia Brasileira de Mídia), propriedade do empresário Nelson Tanure, e Luiz Fernando Levy, que o antecedeu na administração do título, há uma coincidência: justamente hoje, em sua coluna na Folha de S.Paulo, Carlos Sarli contribui para a construção colaborativa de uma história.

Ele fala de publicações impressas sobre surf, antigas e novas.

Lá pelas tantas, cita que “Aos 26 anos, a [revista] Fluir sofre as consequências da mudança de comando na editora Peixes e busca sua independência”. Quero crer que é verdade. Tanto que o site da publicação, referência no segmento e entre as segmentadas, está abandonado.

Nota deste site: A editora Peixes também é administrada pela CBM.

Abaixo, o atestado de óbito da Gazeta Mercantil.

“GAZETA MERCANTIL” VOLTA À S.A. DE LUIZ FERNANDO LEVY
São Paulo, 29 de Maio de 2009 – A CBM publicou hoje ”Comunicado” no qual informa que a presente edição do jornal ‘GAZETA MERCANTIL’ é a última publicada sob sua responsabilidade, nos termos do “Contrato de Licenciamento de Uso de Marcas e Usufruto Oneroso” celebrado por escritura pública de 16 de dezembro de 2003 junto à Gazeta Mercantil S.A., empresa de propriedade de Luiz Fernando Levy.

O ‘Comunicado’ salienta que a partir de 1º de junho próximo, a Gazeta Mercantil S.A. é a única e exclusiva responsável pela edição e comercialização do jornal ”GAZETA MERCANTIL” e pela defesa e conservação das marcas, que são de sua propriedade.

A CBM já iniciou o processo de realocação de funcionários dedicados à edição do jornal para outras atividades dentre as publicações impressas e online do grupo. Embora o contrato de licenciamento conferisse a empresa (Editora JB S.A.) da CBM unicamente a edição e comercialização do jornal, durante o período em que esteve em vigor adiantaram-se recursos para saldar inúmeras obrigações de responsabilidade da Gazeta Mercantil S.A e da Gazeta Mercantil Participações Ltda., empresas de Luiz Fernando Levy, em sua maioria decorrentes de processos trabalhistas e dívidas com fornecedores.

Ao longo de 5 anos, a CBM também disponibilizou adiantamentos de recursos financeiros advindos de royalties contratuais, de modo a propiciar às empresas de Luiz Fernando Levy renda para amortização de obrigações pecuniárias anteriores à celebração do contrato de licenciamento. Tais adiantamentos fazem da CBM credora da Gazeta Mercantil S.A.

A Gazeta Mercantil S.A deixou de observar certas cláusulas causando prejuízo e perturbando em grande medida a edição e comercialização do jornal. Verificou-se, igualmente, que dirigentes da Sociedade Anônima da Gazeta Mercantil agiram de forma contrária aos dispositivos do Contrato de Licenciamento. Sobretudo na tentativa de atribuir à CBM a condição de sucessora das obrigações trabalhistas da Gazeta Mercantil S.A. e da Gazeta Mercantil Participações Ltda., uma vez que ambas as sociedades sempre permaneceram proprietárias de todos os seus bens, tangíveis e intangíveis, inclusive a propriedade das marcas, cujo correspondente direto e uso foi cedido à CBM temporariamente.

O adiantamento de recursos por parte da CBM voltava-se a saldar inúmeras obrigações de responsabilidade da Gazeta Mercantil S.A, ou da Gazeta Mercantil Participações Ltda., em sua maioria decorrentes de processos trabalhistas, especialmente os que gravavam bens pessoais de titularidade de Luiz Fernando Levy. O valor de tais obrigações foi certificado pela BDO TREVISAN e supera R$ 100.000.000 (cem milhões de reais) durante os últimos cinco anos.

A CBM conclui o ‘Comunicado’ reafirmando sua disposição em colaborar para que se dê continuidade, sem interrupção, à publicação do jornal a partir de 1º de junho.

10 Respostas para “O atestado de óbito da Gazeta Mercantil

  1. Pingback: O fim da Gazeta Mercantil « Webmanario

  2. Pingback: A transparência publicitária « Webmanario

  3. Como ainda poderíamos fazer consultas sobre pessoas falecidas , nos arquivos da Gazeta Mercantil ? de 1960 em diante?
    Eu particularmente procuro por Virgentina Soares da Silva, chegada ao Rio de Janeiro em 1954 com seu pai Joaquim Alves da Silva. Nunca mais teria voltado a Portugal.
    Grata desde já pela orientação que me puder dar.

  4. Pingback: A Gazeta Mercantil e a técnica do bico de pena | Webmanario

  5. wilson pereira sudre

    ola tdo bem eu procuro a mesma cito gazeta mercantil eu trabalhei na mesma em 1971 eu preciso de uma declaração para minha aposentadoria pra dar entrada no inss eu perdi minha carteira de trabalho e fico grato pela reposta

  6. wilson pereira sudre

    ola tdo eu preciso de um registro de 1971 que trabalhei na gazeta mecantil endereço era rua são bento 375 no centro quem a quem eu devo procura… aguardo resposta ok muito obrigado……..

  7. Procuro pela Gazeta Mercantil, preciso de uma declaração para aposentadoria do meu irmão, ele também perdeu a carteira e o INSS esta exigindo…quem tiver poderia me enviar o endereço ou fone: slpadv@terra.com.br …grato

  8. marcia_clube@comerciarios.or.br

    Estou necessitando para dar entrada na aposentadoria ficha de registro de funcionária Márcia Carneiro da Silva,, ano de 1984 a 1988 meu contato marcia_clube@comerciarios.org.br agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s