As cinco obrigações do jornalismo com seu público

Texto de Sérgio Lüdtke na comunidade Interatores (feita sob medida para quem gosta de discutir novas tecnologias e jornalismo) disseca o papel do veículo jornalístico frente a sua audiência. Vale por uma aula.

É necessário reproduzir as cinco premissas básicas de Lüdtke. Ademais, elas são a própria linha do tempo do jornalismo.

Atender: Essa era a ação básica para satisfazer o público até o surgimento dos meios online. Você publicava um determinado conteúdo – que era interposto em uma página de jornal ou na grade de programação de uma rádio ou de uma TV – e era naturalmente percebido pela audiência daquele veículo. Você apenas zelava pela veracidade da informação e procurava apresentá-la da melhor forma possível.

Estimular: Com o surgimento dos meios digitais e a possibilidade de interação pelo próprio meio, a interatividade passou a ser um diferencial importante na comunicação. E para promover essa relação, os produtores de conteúdo passaram também a estimular a participação da audiência.

Ouvir: Depois de fomentar a participação da audiência, os produtores de conteúdo incluíram no seu job script a tarefa de ouvir o que essa audiência está dizendo. E quem presta atenção no que o público sinaliza, o conhece melhor, se pauta melhor e pode publicar conteúdos mais adequados a essa sua audiência.

Valorizar: Para garantir a continuidade desse processo de estímulo e atenção ao que o público manifesta, é necessário que as opiniões ou os conteúdos gerados pela audiência sejam valorizados. E a valorização aqui se dá com destaque, com crédito ou com veiculação desses conteúdos.

Perseguir: Agora precisamos também perseguir a nossa audiência e levar até ela o nosso conteúdo. Portanto, meu caro, deixe de lado seu constrangimento e vá aonde o povo está. Desenvolva uma mania de perseguição, entenda a necessidade de ter um bom conhecimento do seu público e identifique seus comportamentos e as tendências que ele segue.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s